A Secretaria Especial da Região Metropolitana de Goiânia, órgão da prefeitura da Capital, promove, amanhã, das 14h às 18h, no Auditório Carlos Eurico, na Câmara Municipal, o 1º Encontro de Câmaras Municipais da região. Segundo o titular da pasta, Adão Pereira – Adão da Feira – o objetivo é promover o debate sobre os principais problemas que afetam os 20 municípios que formam um conglomerado de mais de 2 milhões de pessoas e buscar políticas públicas que possam alavancar o desenvolvimento das cidades.
Ações que possam canalizar recursos federais, disponíveis para Regiões Metropolitanas do País, serão um dos pontos da reunião, que tem como palestrantes: Olavo Noleto, subchefe de assuntos federativos da Presidência da República, Márcia Carvalho que abordará Recursos Disponíveis para o Ensino Básico; Pedro Wilson, que falará dos Projetos na Área Ambiental para a Região Metropolitana; Patrícia Veras, com o tema da Mobilidade Urbana; deputado Francisco Gedda que discorrerá sobre a Agricultura Familiar; professor Ramos Albuquerque que abordará o Plano Diretor enquanto Sebastião Juruna falará sobre a Questão Fundiária.
Segundo Adão Pereira a Região Metropolitana de Goiânia é composta de 20 municípios carentes de práticas políticas públicas já que as ações existentes se prendem basicamente as questões envoltas com a mobilidade urbana. "Nossos municípios não diferem de outros tantos, a constituírem Regiões Metropolitanas pois apresentam carências nas áreas de saúde, educação e segurança, consideradas triplé básico quando o assunto é desenvolvimento."
Abadia de Goiás; Aparecida de Goiânia; Aragoiânia; Bela Vista de Goiás; Bonfinópolis; Brazabrantes; Caldazinha; Caturaí; Goiânia; Goianápolis; Goianira; Guapó; Hidrolândia; Inhumas; Nerópolis; Nova Veneza; Santo Antônio de Goiás; Senador Canedo; Teresópolis de Goiás e Trindade compõem o conglomerado de cidades da Grande Goiânia.
Criada em 30 de dezembro de 1999, pela Lei Complementar Estadual de número 27, a Região Metropolitana de Goiânia é a primeira do Centro-Oeste do Brasil. Englobando 20 municípios, é a região mais expressiva do Estado de Goiás, contendo cerca de 35% de sua população total, um terço de seus eleitores, cerca de 80% de seus estudantes universitários e aproximadamente 36,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário