Pesquisar

sábado, outubro 24, 2015

Presidente da Aprosmat receberá o ‘Prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira’ em Brasília

A solenidade será realizada na próxima terça feira às 19 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados

111111O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Carlos Ernesto Augustin vai receber no próximo dia 27 de outubro (terça-feira), o ‘Prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira’. A premiação é concedida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. A solenidade será realizada às 19 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A indicação para receber o prêmio foi perpetrada à presidência da Comissão de Agricultura pelo deputado federal Adilton Sachetti (PSB/MT), pela contribuição de Carlos Augustin ao agronegócio mato-grossense e brasileiro.

Carlos Ernesto Augustin é natural de Carazinho (RS), graduado em agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1984, veio para Mato Grosso, mais precisamente na zona rural do município de Pedra Preta (Serra da Petrovina) criando a empresa Sementes Petrovina. No início, contava com cinco funcionários, atualmente a empresa emprega 400 pessoas de forma direta.

Em 1999 iniciou o plantio de algodão na Serra da Petrovina, e desde então tem se destacado pela introdução de tecnologias pioneiras não só na produção de sementes, como no seu beneficiamento, acondicionamento, embalagem e armazenamento.

Augustin foi um dos fundadores da Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso (Aprosoja MT), Fundação Mato Grosso, entidade voltada à pesquisa, desenvolvimento e apoio a cultura da soja e do algodão, Instituto Pensar Agro e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA/MT). Em 2008, foi agraciado com o troféu de 1º lugar em Qualidade de Sementes oferecido pela Monsoy do Brasil.

Na gestão de 2011 a 2012 foi presidente da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), vice-presidente da Aprosmat e do IMA/MT. No biênio 2013 a 2014 foi presidente do Ipa. Atualmente está no segundo mandato como presidente da Aprosmat, membro do Conselho Consultivo da Ampa e diretor do IPA. Em 2012 ajudou a criar a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass).

Prêmio - O “Prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira” foi criado no ano passado, por sugestão do deputado Moreira Mendes (PSD/RO), como homenagem póstuma ao parlamentar falecido em 2013.

Homero Pereira foi produtor rural e técnico em agropecuária, iniciou sua trajetória como presidente do Sindicato Rural de Alto Araguaia (MT), foi diretor do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso(Indea) e deputado estadual. Exerceu ainda mandatos de vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Na Câmara, assumiu como parlamentar em 2007 e foi reeleito em 2011, quando assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária. Aposentou-se em setembro de 2013 por motivos de saúde e faleceu em outubro do mesmo ano, vítima de câncer.

O prêmio homenageia a biografia de Homero Pereira e é concedido anualmente pela Casa a cidadão ou instituição, pública ou privada, cujos trabalhos ou ações tenham se destacado nos campos científico, de pesquisa, desenvolvimento, inovação e sustentabilidade na área da agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural.

Nenhum comentário: