Pesquisar

segunda-feira, junho 07, 2010

Copa 2010: - Órgãos públicos decidem fechar as portas para assistir a copa

Assim como o Legislativo estadual, outros órgãos públicos devem liberar seus servidores para acompanhar os jogos

Para que seus funcionários possam assistir aos jogos de futebol da Seleção Brasileira durante a Copa de 2010, a Mesa Diretora da Assembleia baixou a Portaria nº 013/2010 alterando o horário de expediente da Casa. Nos dias em que a seleção jogar à tarde, como no próximo dia 15, quando o jogo está marcado para as 14h30 (horário local), os servidores da AL trabalharão apenas no período da manhã, das 7h às 13h30. Já no dia 25 e nos demais em que a partida ocorrer no período matutino, às 10h, o funcionamento do legislativo será das 7h às 9h e das 14h às 18h. As partidas terão início em 11 de junho e terminam em 11 de julho.

Normalmente, o expediente da Assembleia é das 8h às 12h e das 14h às 18h, totalizando 8 horas diárias. O legislativo ainda incentiva a torcida pela Seleção Brasileira por meio do site inaugurado em 12 de maio pela Comissão Parlamentar de Acompanhamento da Copa de 2014, onde além das notícias e cronômetro para a Copa que terá Cuiabá como sede, está disponibilizada a história dos campeonatos anteriores.

Assim comoo Legislativo estadual, outros órgãos públicos devem liberar seus servidores para acompanhar os jogos. Durante o Mundial de 2006, o então governador Blairo Maggi (PR) chegou a decretar ponto facultativo nos órgãos do Estado em todos os dias de jogos da Seleção Brasileira.

Não é apenas em Mato Grosso que o funcionalismo público deve parar durante o Mundial. O líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado federal Cândido Vacarezza (PT-SP), gerou polêmica ao tentar antecipar o chamado "recesso branco" para 10 de junho, sob o pretexto de acompanhar os jogos. A proposta foi prontamente negada pelo presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP). Contudo, a medida não impede a alteração do horário de funcionamento do Poder Legislativo.

No âmbito do Judiciário, o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) já divulgou a mudança em seu expediente durante a Copa e o exemplo já foi seguido pelos Tribunais de alguns Estados. O Banco Central também já autorizou as agências bancárias a alterarem seus horários de funcionamento, desde que notifiquem a população com 48 horas de antecedência.

Fonte:  Sissy Cambuim

Nenhum comentário: