Pesquisar

quarta-feira, junho 15, 2011

Russos recusam carne de MT e falam em "doenças perigosas"

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pediu à Rússia que essas restrições sejam anuladas

A partir desta quarta-feira, 15, o Serviço Federal de Inspeção de Produtos Agropecuários da Rússia, o "Rosselkhoznadzor", proíbe o fornecimento de carne e de outros produtos pecuários procedentes de  Mato Grosso. A medida vale também para produtos do Rio Grande do Sul e Paraná. A proibição abrange 89 empresas e foi imposta por causa da violação das normas veterinárias e sanitárias da Rússia, segundo o site Voz da Russia.

Os russos refutaram as acusações de falta de objetividade e de protecionismo ao adotar a medida. O serviço federal fez lembrar que ainda em abril deste ano os seus especialistas tinham realizado uma inspeção seletiva de 29 frigoríficos brasileiros e constatado que nenhum deles correspondia a normas e exigências da legislação da Rússia e da União Alfandegária.

As amostras recolhidas continham agentes de doenças perigosas e tinham vestígios de antibióticos. O Serviço Veterinário do Brasil foi solicitado de liquidar estas falhas. Mas o Rosselkhoznadzor não obteve resposta até hoje.

- Até o momento, não recebemos nada dos colegas brasileiros; portanto, custa formar uma opinião sobre o grau de cumprimento das nossas prescrições. Quando for recebida uma informação oficial, será estudada, é claro – responde Aleksei Alekseenko, porta-voz do “Rosselkhoznadzor”.

Alekseenko disse ainda que a decisão poderia ser caraterizada como voto de desconfiança aos serviços veterinários dos referidos Estados. Porque justamente no seu território foi apurado um número especialmente grande de empresas não respeitando as normas legislativas da Rússia na hora de verificação. Entretanto, entendemos que a situação criada vai requerer umas ações prontas do lado brasileiro.

Edilson Almeida
24 Horas News

Nenhum comentário: