Pesquisar

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

ALTO BOA VISTA-MT,TERA UNIDADE ARMAZENADORA DE GRÃOS

Kalixto Guimarães/ Correspondente do Araguaia

No recente “Dia de Campo”, (18/02) realizado pela Araguassú Óleos Vegetais e Empaer-MT, em Alto Boa Vista-MT, o que mais abrilhantou o evento foi o entusiasmo da classe produtora, evidenciando a satisfação com os níveis de produtividade que estão sendo alcançados bem como, a breve consolidação do município em um promissor polo de produção agrícola. A salutar parceria entre a agricultura familiar e a indústria Araguassú, além, de reascender os ânimos dos pioneiros da lavoura em Alto Boa Vista, serviu para despertar as atenções dos investidores do setor, que passaram a olhar com maior interesse as reais potencialidades deste município colocando-o na mira do agronegócio. Com mais de 200 mil hectares de áreas plenamente agricultáveis e já abertas, a bolsa rural de Alto Boa Vista, está em alta tanto em vendas como nos contratos de arrendamento de terras.

Com duas noticias animadoras marcando os indicadores de crescimento e desenvolvimento socioeconômico do município, que foi a descoberta da jazida de calcário e a intermediação do governo estadual e federal, para findar o conflito entre índios e produtores na gleba Suiá-Missú. Mais uma novidade é anunciada para completar as perspectivas positivas de afirmação e expansão da agricultura em Alto Boa Vista. Trata-se do anuncio feito pelo senhor Cesar Tisotti, diretor da Empresa Novo Solo Agronegócios, que definiu instalar no município, uma unidade armazenadora de grãos e ainda, a negociação de pacotes agrícolas com os produtores. Isto é, o financiamento de lavoura em troca de produto. Tal modalidade tem sido uma pratica comum na comercialização da soja, principal, commodities do mercado internacional.

Neste feriadão de carnaval, o senhor Tisotti, assessorado pelo ex-prefeito Mario Cesar e técnico da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Mato Grosso-EMPAER, estão em campo, recolhendo assinaturas dos produtores, para encaminhar a gerencia do Banco do Brasil, um oficio solicitando a liberação de parte da hipoteca da área pretendida, para a construção do Armazém. Na entrevista concedida por telefone, hoje, (20/02), Cesar Tisotti, afirmou que as obras de construção da unidade “começam já” devendo está “pronta para o recebimento de grãos na safra do próximo ano.” A maioria dos produtores de Alto Boa Vista, disponibilizaram apoio total ao empresário-investidor, uma vez que, poderão contar com uma unidade armazenadora, praticamente, dentro de suas lavouras, reduzindo significativamente o custo de produção.

Nenhum comentário: