Alto Boa Vista fará no próximo dia 22 à partir das 08:00 hs uma Audiência Pública para debater os aspectos constitucionais do direito agrário, perante os procedimentos de desapropriações e "desintrusão" feitas pelo governo nos processos demarcatórios das terras indígenas.
Entre os temas discutidos estão: O direito à propriedade, de moradia e da segurança social que estão ameaçados. Os critérios absolutos da FUNAI, por meio de "ato normativos" emitidos pelo órgão que não condizem com as normas constitucionais do país, a exemplo do impedimento da obra de pavimentação da BR-158, em seu traçado original, serão necessariamente, temas dessa Audiência.
Participações confirmadas: Deputado Federal Paulo Cesar Quartieiro, Dep Federal Nilson Leitão, vários deputado estaduais de Mato Grosso ( Riva, Baiano Filho e entre outros).
Prefeitos e demais lideranças politicas, classistas e empresariais do Araguaia e do Estado, marcarão suas presenças no evento. O General de Exército Maynard de Santa Rosa (reserva), a convite do deputado Quartieiro deve confirmar a sua presença para relatar a posição das Forças Armadas nos processos de "desintrusão" e nos conflitos espalhados pelo país em detrimento da equivocada e radical política indigenista implementada pelo governo petista.
A audiência acontece em um momento de tensão devido a decisão dos produtores da gleba Suiá-Missu, de voltarem para suas terras e continuarem na luta pelo reconhecimento na Justiça de que são os legítimos donos da área em litigio com a União e da eminente votação na Câmara Federal da PEC-215/00.
A inspiração para a realização desse evento foi a recente visita do radialista Jose Aparecido de Souza, o popular Zezinho Promoções da Rádio FM Boa Vista, que esteve em Roraima, conhecendo de perto a realidade atual dos produtores rurais e indígenas após a polemica e conflitante "Desintrusão" de Raposo Serra do Sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário