Pesquisar

sábado, fevereiro 26, 2011

Diógenes Curado participa do 1º Encontro dos Consegs do Médio Araguaia

Da Redação

Fortalecer a parceria entre polícia e comunidade e levar as reivindicações da população do Médio Araguaia às autoridades da Segurança Pública. Foi com esse intuito que a Coordenadoria de Polícia Comunitária reuniu, nesta quarta-feira (23.02), membros de sete Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) do Médio Araguaia para apresentar ao secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, as demandas bem como as ações desenvolvidas pelos Consegs na região. A apresentação aconteceu durante o 1º Encontro dos Conselhos Comunitários de Segurança do Médio Araguaia, na Câmara Municipal de Barra do Garças.

Estiveram presentes membros dos Consegs de Ribeirãzinho, Torixoréu, General Carneiro, Araguaiana, Nova Xavantina, Barra do Garças e Canabrava do Norte. Representando todos os Consegs da região do Médio Araguaia, o presidente do Conselho Comunitário de Barra do Garças, José Neto da Silva, apresentou ao secretário Diógenes e demais autoridades da Segurança as ações de êxito desenvolvidas pelo Conseg na Base Comunitária de Segurança Pública São José, como os projetos de inclusão digital, Capoeira na Comunidade, Espanhol, bem como as demandas da comunidade local na área da Segurança Pública.

"Apresentamos ao secretário as necessidades da região na área da Segurança elencadas nas várias reuniões que o Conseg de Barra do Garças promoveu nos bairros com a comunidade durante o ano de 2010", observou José Neto.

A região do médio Araguaia conta com 16 Conselhos Comunitários de Segurança. Para o comandante Regional 5 da Polícia Militar, coronel PM Valdemir Benedito Barbosa, é de suma importância a efetivação dos Consegs para a segurança na região. "Os Conselhos são parceiros da segurança, pois reivindicam melhorias que vão desde viaturas, armamento, equipamentos e efetivo e, principalmente, traz a comunidade para dentro das instituições de segurança. Hoje temos a Base Comunitária de Segurança São José em Barra do Garças, onde contamos com a grande participação da comunidade nos projetos ofertados no local", destacou o comandante.

Após a apresentação do Conseg de Barra do Garças, o coordenador adjunto do programa social Rede Cidadã, major PM Nivaldo José de Arruda, apresentou o funcionamento do programa de Governo e carro-chefe dos projetos sociais da Segurança Pública de Mato Grosso, que hoje alcança mais de duas mil crianças e adolescentes com atividades esportivas, culturais e educacionais. Já em funcionamento de forma exitosa em Cuiabá, o Rede Cidadã agora será implantado em Barra do Garças. O projeto vai funcionar na Base Comunitária de Segurança São José, fortalecendo ainda mais a parceria entre polícia e comunidade, tirando os jovens do risco de vulnerabilidade social.

Segundo o coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Jonas Duarte de Araújo, o 1º Encontro dos Conselhos Comunitários de Segurança do Médio Araguaia é uma maneira que a coordenadoria encontrou de aproximar a comunidade das autoridades de segurança, "para que a população possa mostrar seus anseios diretamente às autoridades", disse.

No evento, o secretário Diógenes Curado enfatizou a importância do trabalho dos Conseg na redução da criminalidade. "A interação entre polícia e comunidade tem um importante papel no reflexo dos índices da segurança pública", falou. Hoje, todos os municípios de Mato Grosso contam com Conselhos Comunitários de Segurança Pública implantados, uma meta de governo cumprida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública no ano de 2010.

Também participaram do evento em Barra do Garças o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Osmar Lino Farias e o delegado geral da Polícia Judiciária Civil do Estado, Paulo Rubens Vilela.

Nenhum comentário: