Pesquisar

quarta-feira, março 02, 2011

Prefeitura irá bancar advogado, para Associação de Moradores da Vila Colombo

Moradores da Vila Colombo se reúnem com o Prefeito e recebem ajuda advocatícia para fazerem defesa nos processos

Cerca de 100 moradores da Vila Colombo, se reuniram com o Prefeito Lineu Olímpio, Vereadores e Secretários Municipais, no Palácio do Sol, sede da Prefeitura, para discutirem uma saída para a ordem judicial que mandou demolir 09 casas no setor. O temor da população é que novas ordens judiciais, coloquem abaixo o restante do setor, e para impedir que isso aconteça, eles buscaram apoio do Prefeito. Depois de quase duas horas de reunião, ficou decidido que as famílias vão reativar a Associação de Moradores, para que ela faça judicialmente a defesa nos processos. O Prefeito prometeu ajudar os moradores com as custas judiciais.

Os moradores no decorrer da reunião, também apresentaram alternativas ao prefeito, que prometeu avaliar ponto a ponto das propostas. “São sugestões pertinentes, mas nós não temos condições de responder de imediato, porque depende de avaliação técnica, financeira e de conversações. Os moradores vão criar uma comissão e juntos vamos avaliar todas as possibilidades, e se houver legalidade vamos levar adiante” disse.

Ação judicial contra as famílias se arrasta a mais de 20 anos, tendo agora um desfecho desfavorável contra a população do bairro. De acordo com alguns moradores, os preços cobrados pelos herdeiros da família de Amintas de Freitas, são impraticáveis para os padrões de renda da população. “De mim eles chegaram pedir 50 mil reais pelo imóvel, eu não tenho esse dinheiro. Gostaria de fazer um acordo, para não perder a minha casa, mas tinha que ser um valor justo” reclamou uma senhora presente a reunião.

O Prefeito Lineu Olímpio, explicou aos moradores que a Prefeitura, não tem legitimidade para entrar no processo, por se tratar de uma propriedade particular, mas garantiu o apoio jurídico. “Agora através da Fundação Grace Machado, vamos disponibilizar para a Associação de Moradores, um advogado para que ele possa fazer de forma individualizada a contestação de cada caso” disse.

Foto: Rarilton Damasceno

Famílias reclamaram dos preços cobrados pelos hedeiros e apresentaram alternativas ao município

Moradores, como o Sr. Francisquinho (Ferro Velho), gostaram a decisão do Prefeito. “Era o que nós esperávamos, que o prefeito desse uma ajuda para nós, porque muitos ali não têm condições de pagar um advogado” elogiou.

Uma reunião estava marcada para o final da tarde de segunda-feira (28), entre a população do bairro para discutir a reativação da Associação de Moradores. Dois nomes despontavam como líder do movimento, Antônio Silva (Toninho) e a ex-vereador Irmã Dirce. A previsão é que até o fim de semana, a Associação já tenha condições de apresentar as primeiras defesas.

Fonte: Rarilton Damasceno  da Folha de Jaraguá

Foto: Rarilton Damasceno

Nenhum comentário: