Pesquisar

quinta-feira, março 17, 2011

Recadastramento de área rural é realizado em Água Boa

Dentro de 90 dias a cidade de Água Boa deve concluir o Recadastramento dos Imóveis Rurais. O lançamento do projeto aconteceu ontem (15) à noite no município, durante o evento ‘Acrimat em Ação’ e envolve uma parceira entre a Acrimat – Associação dos Criadores de mato Grosso, o Indea – Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, a prefeitura de Água Boa e o Sindicato Rural. “Hoje estão cadastradas no Indea 1.176 propriedades rurais no município de Água Boa, mas existem outros cadastros com outros números e precisamos de um cadastro único”, disse o presidente do Indea, Valney Souza Corrêa. Segundo Correia, “esse é apenas o primeiro, pois vamos fazer o recadastramento das propriedades rurais de todo estado, que hoje são 116 mil”.
O levantamento vai constar a localização da propriedade com coordenadas através do GPS e os produtores rurais vão responder a dois formulários. Um com informações sobre a pecuária que irão auxiliar o trabalho de sanidade animal do Indea e outro com dados para direcionar as ações da prefeitura. “Vamos fazer um diagnóstico completo das propriedades e dos proprietários, pois só assim vamos poder desenvolver ações públicas direcionadas, como energia rural, transporte escolar entre outras”, comentou o prefeito Mauricio Tonhá.
O presidente do Sindicato e representante da Acrimat na Região Nordeste, Laércio Fassoni, ressalta que “com as informações vamos poder desenvolver um trabalho de apoio mais efetivo e ações de assistência envolvendo diversos órgãos, como a prefeitura, o sindicato, o Indea e a Acrimat”. Ele disse que “o Sindicato Rural vai acompanhar de perto todo trabalho do recadastramento”.
O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, disse que conhecer a realidade rural é muito importante para todos os envolvidos, pois os produtores, órgãos públicos e entidades representativas do setor poderão tomar decisões mais consistentes e com maior acerto. “Não podemos mais trabalhar com suposições e esse recadastramento vai dar o suporte para muitos projetos, por isso é necessário que o produtor participe de forma efetiva e abra a porteira de suas fazendas para que o trabalho seja desenvolvido”, ponderou Vacari. Ele ainda ressalta que “quanto mais fiel forem as resposta, mais acertos teremos em nossas ações”.
O município de Água Boa fica no Nordeste de Mato Grosso, região pólo da Acrimat composta por 22 municípios e cerca de 5,4 milhões de cabeças de gado. Segundo informações do Indea, Água Boa possui cerca de 500 mil cabeças de gado. A região tem condições de abater por dia 5.305 mil cabeças, porém as unidades frigorificas de Confresa, Canarana, Nova Xavantina e Vila Rica estão fechadas e deixando de abater diariamente 4.255 mil cabeças, o que representa 80,2% da capacidade de abate.
Em toda região Nordeste estão instaladas sete frigoríficos. No município de Água Boa está instalada uma planta do frigorífico JBS/Bertin com capacidade diária de abate de 500 cabeças. Na cidade de Confresa está o frigorifico Independência, com capacidade de abate de 1.200 cabeças por dia, o mesmo frigorifico tem uma unidade em Juína com estrutura para abater 500 cab/dia; Em Canarana está instalado o Arantes que tem condições de 440 abates/dia. O frigorifico Quatro Marcos tem uma planta em Vila Rica com capacidade para 1.415 cab/dia; em Nova Xavantina existem dois pontos de abates, o IFC Internacional para 1.200 abates diários e o Abatedouro Imperial com capacidade para apenas 50

Da Assessoria

Nenhum comentário: