Pesquisar

sexta-feira, agosto 26, 2011

Reconstrução da ponte sobre o Aripuanã em fase final

Continuam as obras de reconstrução do trecho da ponte de madeira sobre o rio Aripuanã, no trecho cortado pela BR-174 (antiga MT-206), que liga Colniza aos distritos de Guariba e Três Fronteiras.

As obras estão sendo realizadas com parte da madeira recuperada que foi levada pelas águas no dia 3 de março passado e outra parte por madeira doada pelo Ibama de Juína e ainda por madeireiros da região.

Os trabalhadores armaram andaimes nos dois lados da ponte, para fazer o estaqueamento dos suportes da estrutura, que são fincados no leito do rio e os trabalhos estão em ritmo normal, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A recuperação da ponte foi um compromisso assumido pela direção-geral do Dnit, que também anunciou a federalização da rodovia até a região anteriormente conhecida por Panelas, hoje Roosevelt e a possível construção de uma ponte de concreto de 330 metros no mesmo trecho.

A prefeita Nelci Capitani esteve na última semana no rio Aripuanã, onde constatou que os serviços estão próximos de serem concluídos, faltando provavelmente pouco mais de um mês para o término.

Os trabalhadores já colocaram sob as águas do rio todos os suportes de sustentação para a ponte e agora trabalham na colocação das tábuas, para posteriormente colocarem o madeiramento final, para os rodados dos veículos, que reforça a estrutura da obra.

Enquanto as obras não ficam pronta, a balsa viabilizada em parceria da Prefeitura de Colniza com o Dnit e Governo do Estado continua realizando a travessia de veículos e pessoas, ligando a cidade aos distritos de Guariba e Três Fronteiras.

O acesso ao Festival de Pesca de Colniza, que começa nesta sexta-feira e vai até domingo, na margem esquerda do rio, também será feito pela balsa.

Fonte: Da Assessoria/ Elvio Lopes

Nenhum comentário: