Pesquisar

sexta-feira, agosto 26, 2011

Silval planeja parceria privada para investir no VLT


O Estado de Mato Grosso já trabalha com a possibilidade de firmar uma Parceria Público Privada (PPP) para investir no projeto do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho) e outros de infraestrutura relacionados à Copa do Mundo de 2014.
A revelação foi feita pelo governador Silval Barbosa (PMDB), nesta sexta-feira (26), antes da abertura do Congresso Internacional de Direito Constitucional, que ocorre no Centro de Eventos do Pantanal, com a presença de diversas autoridades.
A Saúde Pública do interior também será beneficiada com o modelo de investimento proposto pelo Estado. O projeto de lei já está em formulação na Casa Civil e será enviado a Assembleia, até a primeira quinzena de setembro.
Conforme o governador, trata-se da melhor opção para investimento, pois permitirá alívio nas contas do Estado.
"Tenho autorização para firmar um convênio de R$ 420 milhões e quero a participação de empresas interessadas para investir neste modelo de transporte moderno, que vai ser aproveitável durante anos para Cuiabá e Várzea Grande", disse Silval, se referindo ao VLT.
O chefe do Executivo ressaltou que todas as áreas do Estado serão beneficiadas pelas PPPs. "Vamos diminuir investimentos próprios e construir com parceiros da iniciativa privada melhorias em infraestrutura, saúde e transporte e outros setores", afirmou.
Obras
Conforme Midianews apurou, o projeto de Parceria Pública Privada ainda prevê a construção de um hospital regional em Porto Alegre do Norte (1.125 km a Nordeste da Capital), que está inserido em um projeto de expansão da Saúde Pública no interior de Mato Grosso.
A estratégia é que os serviços de Saúde que poderão envolver, até mesmo, procedimentos de média e alta complexidade beneficiem também a população de outros municípios próximos, como Confresa, Vila Rica e Canabrava do Norte.
Há ainda a pretensão de interligar 44 municípios que não têm pavimentação asfáltica. O Estado ainda avalia a possibilidade de investir em hidrovias, modelo de transporte que é uma das reivindicações dos pecuaristas.

  •  
  • Marcos Negrini/Secom-MT

    RAFAEL COSTA

    Nenhum comentário: