Pesquisar

quarta-feira, novembro 09, 2011

"Funai produz falsos relatórios para demarcação de terras indígenas"

"Funai produz falsos relatórios para demarcação de terras indígenas" (Reprodução)O deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) denuncia a Fundação Nacional do Índio (Funai) por fornecer falsos relatórios para a demarcação de terras indígenas no município de Campos de Júlio (MT). Ele fez a denúncia nesta quarta-feira (9) na Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
Segundo Júlio Campos, membros da fundação estariam transferindo restos de ossos humanos de índios de outras áreas para locais próximos a reserva uirapuru para alegar que naquela região havia presença de indígenas.
“Eles trazem ossos humanos de outros estados para a região para alegar que ali existiam índios. A Funai também contrata antropólogos de ONGs ligadas ao órgão para formular relatórios, que são falsos”, denuncia o parlamentar, em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.
Com isso, segundo Júlio Campos, a fundação tenta inibir a expansão da produção agrícola da região, que tem uma das maiores rendas per capita do Estado, com R$ 128 mil por ano. Ainda de acordo com o deputado, essa estratégia facilitaria também a desapropriação do plantio, processo que, ao contrário da desapropriação de imóveis, não tem custo algum para o governo.

De Brasília - Bruno Cassiano

Nenhum comentário: