Pesquisar

quarta-feira, maio 09, 2012

Alerta:Mulher de Tapurah morre em SC, vítima de raiva humana

por Juaranet

Foto: Ilustrativa

O caso aconteceu em uma propriedade rural no município de Tapurah, distante 270 km de Juara, onde uma mulher de apenas 21 anos casada com um funcionário da propriedade. Conforme informações repassadas pelo Médico  Veterinário do INDEA de Juara, Franciso Valtênio , “Na propriedade onde o casal morava, teria aparecido um veado aparentemente doente que foi cuidado pela mulher,  que até tentou agredi-la com o chifre e a mesma alimentava o animal na boca, tendo contato assim com a saliva do animal possivelmente contaminado. O animal silvestre chegou caminhando, mais já no dia seguinte não conseguia levantar e acabou sendo sacrificado pelo esposo dela. A senhora viajou para o estado de Santa Catarina. No dia 15/04  ela apresentou sintomas com dor no braço e formigamento nos dedos. No dia 17/04 a dor no braço tinha aumentado muito onde a mesma foi internada no hospital do município de  Caibi- SC no dia 18/04. Ela acabou sendo transferida dia 20/04 para o Hospital Regional de Chapecó-SC, mais com a evolução de seu quadro de saúde e aumento dos sintomas ela foi transferida para o Hospital Nereu Ramos em Florianópolis onde veio a falecer dia 03 de maio, mesmo com os imensos esforços da equipe médica que atendia a paciente.”

A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves de que se tem conhecimento. Sua mortalidade é de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da vacina, ainda morrem anualmente aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo. Támbém é uma doença de notificação obrigatória ao INDEA. Quando houver casos de sugadura em animais na propriedade, o produtor tem que imediatamente informar ao orgão para que seja providenciada a captura que é realizada por técnicos treinados especificamente para essa atividade que requer muito cuidado. E o mais importante salientou o médico veterinário, que o produtor jamais pegue ou toque em morcegos ou animais que tiverem suspeita de serem acometidos de sugaduras. Para maiores informações o produtor deve procurar o escritório do INDEA do município...

O vírus da raiva é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos.
O Méd. Vet. Francisco Valtênio esclareceu sobre os sintomas e como se dá a transmissão dessa doença mortal.

O vírus da raiva tem tropismo pelo sistema nervoso central, alojando-se frequentemente no cérebro após viajar pelos nervos periféricos. A encefalite, inflamação do encéfalo, é o resultado final da instalação e multiplicação do vírus no sistema nervoso central. Os sintomas da raiva são todos decorrentes deste acometimento:

- Confusão
- Desorientação
- Agressividade
- Alucinações
- Dificuldade de deglutir
- Paralisia motora
- Espasmos
- Salivação excessiva

Uma vez iniciados os sintomas neurológicos, o paciente evolui para o óbito em 99,99% dos casos. Em caso de mordida por mamífero, deve-se lavar bem a ferida com água e sabão e se encaminhar para uma unidade de saúde.” Finalizou o Médico Veterinário.
O último  caso de raiva confirmado em Juara foi no ano de 2007 em uma fazenda localizada na estrada Juara- Nova Maringá a cerca de 80 km da sede do município.

Fonte: Agua Boa News

Nenhum comentário: