Pesquisar

quinta-feira, junho 15, 2017

Em MT, quinze cidades tiveram a situação de emergência reconhecida

Da Reportagem
Quinze cidades de Mato Grosso tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo devido aos problemas ocasionados principalmente pelo período chuvoso que o Estado enfrentou. No Diário Oficial do Estado que circulou ontem o governador Pedro Taques acatou pedido de ajuda das respectivas prefeituras. 

Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Glória D’Oeste, Jauru. Além de Juína, Juruena, Nova Monte Verde, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Rio Branco, Santo Antônio do Leverger, Santa Cruz do Xingu/MT, Tabaporã, Santa Terezinha, Terra Nova do Norte. 

Os municípios pediram ajuda para mitigar os danos nos municípios causados por fortes chuvas nos meses anteriores. O reconhecimento possibilita que as prefeituras peçam recurso financeiro para serviços. Dentre os estragos nas referidas cidades foram: estradas interditadas, atoleiros, pontes destruídas e pontos de enchente. 

O decreto reforça que houve inspeção técnica da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil, no local do desastre, constatando a veracidade dos fatos. Desta forma, ficou homologada a situação de emergência nas áreas descritas pelos gestores. “Será de 90 dias a vigência deste Decreto, prorrogável, no máximo, por igual período, totalizando até 180 dias”, reforça decreto que passa a valer desde a publicação ontem. 

A Defesa Civil Estadual confirmou que estas cidades tiveram inclusive situação reconhecida em nível nacional. Nos primeiros meses deste ano diversos municípios enfrentaram graves problemas ocasionados pelas fortes chuvas. Campo Novo dos Parecis foi uma das situações mais graves, famílias ficaram desalojadas e parte da cidade foi inundada, os danos em plantações também foram grandes. 

Alguns dos municípios já tiveram inclusive situação de emergência reconhecida em nível nacional. A União já reconheceu a situação de emergência em Aripuanã (976 quilômetros de Cuiabá), Confresa (1.160 quilômetros de Cuiabá), Luciara (1.180 quilômetros de Cuiabá), Porto Alegre do Norte (1.143 quilômetros de Cuiabá), Canarana (838 quilômetros de Cuiabá) e Campo Novo dos Parecis. Na semana passada mais dois municípios entraram para a lista. A Defesa Civil Nacional reconheceu emergência em Nossa Senhora do Livramento e Salto do Céu. Com a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), as prefeituras podem solicitar o apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas publicadas danificadas pelos desastres naturais. (AA)

Nenhum comentário: