Pesquisar

quarta-feira, dezembro 05, 2018

Segmento de Economia Criativa foi destaque no Encontro de Empreendedores do Destino Taquaruçu

Em forma de bate-papo o consultor de economia criativa Décio Coutinho conduziu sua palestra, Economia Criativa e Taquaruçu o que tem a ver?, levando os empresários a refletirem sobre o que é possível agregar de valores culturais aos seus empreendimentos. O encontro de Empreendedores de Turismo Destino Taquaruçu aconteceu no espaço Taquaruçu Garden Eventos, na noite dessa quinta-feira, 29. O público alvo foram os participantes atendidos pelo projeto de estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu.

“Mostramos os conceitos de economia criativa, e de que forma ela pode ser uma estratégia para se adotar em um território, em uma cidade, em um lugar que queira se projetar por meio da sua cultura, e da sua identidade como diferencial, como uma forma de poder se reposicionar no mercado anunciando o que há de mais rico, que é sua cultura local”, enfatizou Coutinho.FOTO LUCIANA PIRES
“Para empreender em Taquaruçu, não é preciso ser um grande produto, podemos trabalhar com pequenos negócios e agregando valor a eles. O que precisamos é desenvolver nosso olhar para o Distrito. Precisamos ver com o coração, o que os olhos não veem, e reconhecer a diversidade cultural que temos aqui, pois eu já observei que aqui tem muitas coisas maravilhosas, mas muitos ainda não se libertaram para esse olhar. Temos que parar de vender produto e passar a vender história”, exemplificou Coutinho.

A consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Tatiana Fernandez, que há dois meses trabalha com a formatação de produtos turísticos focados em inovação, capacitação profissional (incluindo técnicas de segurança) e marketing estratégico, fez a devolutiva destes primeiros trabalhos realizados com os empresários atendidos pelo projeto.

“Recebemos aqui um arcabouço de pesquisas realizadas anteriormente, sendo que, complementamos a esta a pesquisa do perfil de turistas que frequentam o Distrito, e com estes agora estamos trabalhando na melhoria e formatação de produtos, em transformação de negócios, todos aqueles que se envolveram, direto ou indiretamente ou indiretamente com o setor turístico de Taquaruçu, estão sendo convidados a aderir ao projeto e vão receber consultoria para estas inovações”, disse.

Luciane Miranda é uma das empreendedoras do projeto que já está literalmente colhendo bons frutos, que há bastante tempo trabalha com plantas ornamentais, agora também resolveu investir no ramo de escultura com frutas, ela faz decorações em diversos tipos de eventos. “Com este novo empreendimento, eu pude agregar valor ao meu trabalho, pois flores combinam com frutas, e estou muito feliz com o resultado, pois trabalho com as duas coisas que eu mais gosto, e com o projeto eu pude ver que isso era possível, agora enquanto mantenho minha floricultura, também posso fazer o trabalho com frutas sob encomenda”, disse a empreendedora.

Já a empreendedora Maria do Socorro Cavalcante descobriu com as consultorias que não basta apenas vender salgados nos dias de feira no Distrito, ela poderia ir além, e segundo ela, já está tudo encaminhado para alavancar suas vendas. “Estou muito feliz com o apoio que o projeto vem me oferecendo, em breve vou ter meu espaço, não posso contar muito, pois será uma surpresa. Meu prato de maior sucesso, inclusive já apresentei no Festival Gastronômico de Taquaruçu, será um dos carros-chefes, estamos apresentando ele aqui em primeira mão, da forma que deverá ser servido, para dar significado ao nome de cabacinha de ouro’, ele será servido em pequenas cuias de cabaças, tenho certeza que os turistas se surpreenderam com o carinho com que vou servir meus produtos”, disse.

Para Wertemberg Nunes, empreendedor de um ponto de cultura no Distrito, que agrega vários atrativos naturais, falou sobre o desafio que eles terão para atender aos anseios dos turistas que buscarão o distrito, e também das conquistas já adquiridas com o projeto. “Nós somos um destino de ecoturismo com a grande bacia de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, que também contempla as nascentes das águas, isso torna nossos empreendimentos únicos. Agora estamos prestes a nos tornarmos uma empresa, um único destino, que agrega todos empreendimentos, o que vai resultar em melhorias para todos, que é a colocar em prática o sistema de governança, e no próximo dia 13 de dezembro, estaremos assinando o termo que dará corpo a tudo isso”, disse Nunes.

Wetemberg acrescenta que a instituição que está sendo criada para a Governança Turística de Taquaruçu, que se constitui em um destino único – abarcando desde o distrito de Taquaruçu, toda sua área rural, assim como Taquaruçu Grande -, será chamada Instituto A Ponte. O Instituto será composto por membros do setor público, empreendimentos de turismo e da rede de apoio locais e terceiro setor.

Para a gerente da Regional Palmas/ Sebrae –TO, Magvan Botelho, o Encontro dos Empreendedores de Turismo de Taquaruçu é parte integrante do plano de trabalho do Projeto Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu. O destino vem sendo trabalho pelo Sebrae e a Agtur desde 2014, através de convênio firmado entre as instituições. “O principal objetivo desse encontro é fortalecer as parcerias locais em prol do fortalecimento do turismo dando destaque para um dos principais eixos que agregar valor ao turismo regional, que é a Economia Criativa. Dentre os assuntos priorizados destaco ainda, os resultados da consultoria sobre gestão de marca e a Pesquisa do Perfil do Turista que visita Taquaruçu atualmente, as informações levantadas serão primordiais para a adequação dos produtos e roteiros turísticos que irão compor o projeto em tela”, enfatizou a gerente.

O presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Eudes Assis, destacou o envolvimento que os empresários têm tido com o projeto de estruturação turística, o que está transformando o distrito de Taquaruçu e Palmas em referência em turismo. “Estamos chegando ao momento de colher os frutos desse trabalho, nos últimos quatro anos o turismo em Palmas de uma forma geral cresceu muito com a estruturação do turismo em Taquaruçu”, afirmou o gestor.

Projeto

O Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu é uma parceria iniciada em 2014 entre a Prefeitura de Palmas, através da Agtur, e o Sebrae Tocantins e Nacional para estruturação da atividade de turismo nos distritos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Dentre as principais atividades realizadas em benefício destas localidades estão capacitações profissionais, consultorias empresarias, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. O projeto em execução tem previsão de ter conclusão no final de 2019.

Do Por:  Secom Palmas

Nenhum comentário: