1-EM SENDO
o partido de maior expressão em Rondonópolis, em Mato Grosso e indiscutivelmente em todo o Brasil, as eleições para a presidência do PMDB, as quais deverão ser realizadas em novembro deste ano, já estão despertando grande interesse em Rondonópolis, mormente junto aos filiados da citada agremiação.
Dois entre os filiados ao partido já manifestaram o interesse em disputar o pleito ainda distante, ou sejam, o vereador Adonias Fernandes e Antônio Bernier, sendo que certamente o primeiro nomeado (Adonias) é o franco favorito, pois milita na agremiação há vinte anos e inclusive é um dos seus mais antigos filiados, e está no partido desde quando ainda era muito jovem, em que pese o respeito que se deve a todos os que pretenderem disputar o pleito interno, inclusive o outro postulante Antônio Bernier.
Ao que se sabe, além de um grande número de filiados que já está hipotecando apoio ao seu nome, o vereador Adonais Fernandes deverá ter o apoio do deputado federal Carlos Bezerra, o nome mais tradicional da agremiação, o qual já foi prefeito da cidade, governador do Estado e senador da República.
2-O EX-PREFEITO
de Rondonópolis e recém empossado na Secretaria Extraordinária de Apoio e Acompanhamento às Políticas Ambientais e Fundiárias do Estado, Adilton Sachetti (PR) durante uma entrevista, defendeu uma maior consciência e uma maior atenção da sociedade ao lidar com o meio ambiente. Sachetti é a favor, principalmente, da elaboração de leis reguladoras à exploração ambiental.
ALIÁS,
Adilton Sachetti disse que sua função neste staff é dar apoio e acompanhar as políticas ambientais e fundiárias. Segundo Sachetti, o meio ambiente vive um momento que necessita que o andamento das políticas ambientais seja acelerado. E que a criação desta Secretaria é principalmente para trabalhar e fortalecer a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), o Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso) e as relações com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).
O republicano perdeu a disputa pela Prefeitura Municipal para o então deputado estadual, Zé Carlos do Pátio (PMDB), nas eleições do ano passado.
Quanto à essa derrota, o ex-prefeito disse que saiu da campanha desencantado, pois segundo ele a sociedade rondonopolitana não está acostumada a uma política de resultados, mas ao sistema tradicional que prioriza o “tapinha nas costas”.
QUANTO
às eleições presidenciais de 2010, Adilton Sachetti afirmou a possibilidade de se candidatar a Câmara Federal, no entanto, confessou que para este projeto seja realizado depende da sigla republicana, e depende mais ainda do seu ânimo, pois está eminentemente desiludido com a política em razão da campanha eleitoral do ano passado.
Disse que já pode comparar as administrações passada e a atual, que é liderada pelo prefeito peemedebista, Zé Carlos do Pátio, o qual fez uma campanha política paterna, enquanto ele, Sachetti, não mudou a maneira de conduzir uma campanha, mantendo o seu jeito técnico.
Segundo Sachetti, “agora a sociedade já pode comparar as duas gestões em educação, infra-estrutura, saúde, política administrativa. Sinto-me frustrado, mas não injustiçado porque trabalhamos muito. As pessoas reconheceram, mas não entenderam que fui merecedor para continuar e devemos respeitar a aprovação popular”.
3- DURANTE
a visita do governador Blairo Maggi, ontem, quando veio entregar equipamentos para o Corpo de Bombeiros local, o prefeito Zé Carlos do Pátio apresentou ao governador o que ele considera os principais avanços nos seis primeiros meses do seu governo. Pátio destacou a concessão de nove por cento de aumento para todos os servidores municipais, entre outras realizações importantes, algumas delas em parceria com o Estado.
A entrega de um dos mais modernos equipamentos de combate a incêndio, aconteceu na manha de ontem, na Praça Brasil, em nossa cidade, a qual foi o palco da primeira visita oficial do Governador Blairo Maggi (PR) ao Prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), após a vitória do peemedebista no ano passado. Como se esperava a solenidade foi marcada por discursos amenos e de proximidade entre os políticos que na campanha eleitoral do ano passado traçaram farpas e até agressões verbais em público.
ESTAVA
presente também o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) pré-candidato ao governo nas eleições de 2.010. Segundo Maggi, brigas políticas impendem o crescimento dos municípios e isso não vai ocorrer em Rondonópolis, que o acolheu e a toda a sua família. Maggi declarou que as ações que há sete anos ele tem implementado precisam ter continuidade e por isso vai trabalhar para deixar Mato Grosso em boas mãos, neste caso, nas mãos de Silval Barbosa.
Presente no ato citado, o deputado federal Wellington Fagundes também validou o nome de Silval para o governo e declarou apoio a gestão do prefeito Zé Carlos do Pátio, com a realização de emendas parlamentares. Fizeram presentes os deputados estaduais J. Barreto, o também deputado estadual Sebastião Machado Rezende, além do deputado federal Carlos Bezerra. Presentes também os secretários de Estado, Diógenes Curado e Vilceu Marchetti, além dos vereadores Hélio Pichione, Olimpio Alvis, Adonias Fernandes e Cido Silva.
O interessante é que o governador Blairo Maggi e o prefeito Zé Carlos do Pátio firmaram parceria, limitando-se mais aos aspectos técnicos da entrega dos equipamentos. Esse foi o primeiro encontro oficial entre ambos governantes em Rondonópolis, depois das eleições de 2.008, cujos resultados contribuíram para aprofundar o distanciamento entre os dois políticos, o que agora resulta em uma aproximação entre ambos.
O governo do Estado e prefeitura firmaram convênios e o governador afirmou que independentemente das questões políticas e partidárias sua gestão estará sempre presente em Rondonópolis, onde reside.
O GOVERNADOR
e o prefeito Zé do Pátio se encontraram também pela manhã no Palácio da Cidadania, onde aconteceu um café da manhã, antes do evento na Praça, e na ocasião onde discutiram vários problemas, principalmente na área de infra-estrutura.
Maggi e Pátio também conversaram sobre as demandas na área da saúde, educação e sobre a provável parceria para ampliação das obras do anel viário de Rondonópolis.
Esse encontro pode encejar um entendimento mais amplo entre o prefeito e o governador. Blairo disse que vê com naturalidade a continuidade do trabalho que vinha fazendo com o ex-prefeito Adilton Sachetti.
Essa aproximação entre prefeito e governador vem sendo vista com muita satisfação pela população e principalmente pelo eleitorado.
No entanto, a história mostra claramente não só em nível do Brasil, mas também em nível de Mato Grosso, que políticos que eram adversários tidos como irreconciliáveis acabaram se unindo num mesmo partido e num mesmo objetivo político, sendo que, no entanto, não se acredita que futuramente Blairo e Zé do Pátio possam se unir numa mesma legenda, mas, no entanto, se isso acontecer, certamente não será novidade, pois fatos semelhantes se contam as mãos cheias.
Do A Tribuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário