Calixto Guimaraes/Correspondente do Araguaia
A governadora do Pará, Ana Júlia , obteve junto ao Governo Federal, recursos na ordem de R$ 520 milhões, para a tão esperada obra de deslocamento das rochas que impedem a normalidade plena de navegação ao longo dos rios ; Araguaia, Tocantins e Mortes.Essa importante obra, tem previsão de inicio no segundo semestre deste ano..Com a desobistrução do canal e o término das eclusas na barragem de Tucuruí, em Julho próximo, será permitido a navegabilidade em todo o trecho previsto neste importante projeto hidroviario, que complementará o complexo sistema de transporte intermodal da regiao centro-norte brasileira, juntamente, com os modais rodoviario e ferroviario.
Pelo andamento das obras, espera-se que em 2012, o sistema esteja funcionando em sua totalidade.O transporte hidroviario considerado o mais racional do mundo, por levar maior tonelagem a custo menor,possui tambem a vantagem de ser o menos poluente. Vantagens e condições que sem duvidas, colocará os produtos brasileiros a preços mais competitivos no mercado consumidor nacional e internacional. A Hidrovia Araguaia-Tocantins e Mortes, será em um futuro breve, uma importante alternativa no escoamento da produção e de insumos, interligando todo o centro-oeste brasileiro ao Porto de Vila do Conde, no município de Barcarena (Região Metropolitana de Belém-PA), totalizando 2794 quilômetros.
No rio Araguaia, trecho Aruanã (GO) a Xambioá (TO), a hidrovia terá 1230 km; no rio das Mortes, trecho que liga Nova Xavantina (MT) a São Félix do Araguaia (MT), o percurso tem 592 km. De Nova Xavantina (MT) até a foz com o Rio Araguaia, a extensão é de 552 km. No rio Tocantins, trecho Miracena do Tocantins (TO) a Estreito (MA), o trajeto é 420 km. A hidrovia esta operacionalmente atrelada à construção da Plataforma Logística Intermodal de Transporte de Marabá, obra sob a execução do Governo do Pará, que proporcionará a conexão dos transportes aquaviário, ferroviário (Estrada de Ferro Carajás) e rodoviário (Rodovia Transamazônica/BR-230). Integrará também, ao sistema hidroviario, o Porto Público que sera construido no Parque Industrial de Marabá, com recursos ja garantido junto ao Ministério dos Transportes, na ordem de R$ 80 milhões.
Somente para conferimentos historicos, é bom lembrarmos que, há exatos, 136 anos,o entao,presidente da provincia de Goyáz,general Couto Magalhães, inaugurava a primeira Companhia de Navegação do Araguaia,antevendo que os vapores de seu sonho fururista, cedo ou tarde, se tornariam REALIDADE!
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quinta-feira, abril 22, 2010
HIDROVIA ARAGUAIA-TOCANTINS A TODO VAPOR!
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