Pesquisar

quarta-feira, maio 19, 2010

Próximo alvo da PF são juízes e desembargadores do TJ

Hebert Almeida-24 Horas News

José Silvério Gomes, presidente do TJ

 

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Silvério Gomes, não escondeu a decepção com mais um escândalo envolvendo o Poder Judiciário de Mato Grosso. Segundo ele, as denúncias de vendas de setenças não chegam a soar como uma novidade, mas a confirmação de que a situação é concreta promove mais desgaste a imagem do tribunal e de seus servidores. “Servidores, magistrados e todos que incorrerem nesses atos devem ser punidos, senão onde vamos parar com isso?" – questionou, ao destacar que todo o processo corre em segredo de justiça e que dispunha de poucas informações.

 

A prisão de sete advogados nesta terça-feira, em Cuiabá, e a convocação de diversos juízes e desembargadores para prestar esclarecimentos a respeito do esquema de venda de sentenças criminais e eleitorais é apenas o começo. Pessoas que tiveram acesso ao processo garantem: há mais desembargadores e juízes para prestarem esclarecimentos. Diferente dos advogados, o status de privilégio do cargo deverá evitar que alguns deles acabem no “camburão” da Polícia Federal, a princípio.  “Há casos em que a situação se comprova com a venda de habeas-corpus em plantão judiciário” – disse uma fonte.

Dois nomes chegaram a ser citados pela fonte de 24 Horas News. Eles não figuram entre os que passaram a terça-feira entre a Polícia Federal e escritório de seus advogados. Um por venda de HC no Tribunal de Justiça e outro por esquema eleitoral. Nos dois casos concretos, segundo a fonte, há comprovação através de depósitos em conta de terceiro, posteriormente rastreada pela PF e a boa e velha interceptações de conversas por telefone.

O esquema de venda de sentença no Tribunal de Justiça era articulado pelo escritório da advogada Célia Cury. E não é de hoje. O nome da advogada já vinha sendo investigado desde 1999, quando o juiz Leopoldino Marques do Amaral apresentou um dossiê apontando todos os esquemas existentes no TJ. Célia Cury é mulher do desembargador José Tadeu Cury, aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por participação no esquema de desvio de dinheiro do Judiciário para a Loja Maçônica “Grande Oriente”, juntamente com os colegas José Ferreira Leite e Mariano Travassos.

No âmbito da Justiça Eleitoral, o esquema variava nas bancas de advocacia. “Havia um interlocutor, que sabia onde e como conversar com os magistrados daquela corte” – explicou a fonte judiciária ouvida pelo Portal.

Além de Célia Cury, a ministra Nancy Aldhrig, do Superior Tribunal de Justiça (DTJ), determinou a prisão temporária dos advogados Alessandro Jacarandá, sócio de Célia; Jarbas Nascimento, chefe de gabinete do desembargador Josá Tadeu Cury, Cláudio Emanuel Camargo, genro do casal Cury; Rodrigo Vieira e Santos de Souza Ribeiro. Santos é mestre maçom ligado a Loja Grande Oriente. Prestaram esclarecimentos à Polícia Federal os advogado André Castrillo e  Eduardo Gomes.

Foi presa também  Ivone Siqueira, esposa do advogado Valmir Siqueira. Ela teria atuado como “lobista” em casos de venda de sentença. O advogado Max Weize Mendonça está foragido.

Houve cumprimento de mandados de busca e apreensão nas residências e escritórios do juiz Ciro Mitto, do desebargador aposentado Donato Fortunato Ojeda, do juiz eleitoral Eduardo Jacob; do desembargador Evandro Stábile, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral, do desembargador José Luiz de Carvalho, que se encontra na ativa, de José Tadeu Cury, aposentado pelo CNJ, Maria Abadia Aguiar e Renato César Vianna, ex-juizes do Tribunal Regional Eleitoral.

 

Leia Também:

» Prefeito de Poconé é ouvido sobre venda de sentença

» Advogado foragido teria ligações com Arcanjo

» Advogado que era chefe gabinete de Tadeu Cury entre os presos

» 7 advogados presos e "lobista" do esquema se apresenta na PF

» Venda de sentenças envolve o Tribunal Regional Eleitoral de MT

» PF faz busa megaoperação e alvo é membros do Tribunal de Justiça

Comentários:

antonio - 19/05/2010

a justiça divina é a unica e verdadeira o resto é um circo só

 

Fabiano Knight - 19/05/2010

SUJEIRA NO JUDICIÁRIO??? SEM PROBLEMAS... ESTAMOS ACOSTUMADOS... ALIÁS, ADORAMOS MANCHETES A NÍVEL NACIONAL DESSES ABSURDOS... VALEU TJ PELA AUDIÊNCIA!!!

 

DIAMANTINO - 19/05/2010

A corrupção e grande e vai continuar por muitos tempos dessas profissões de Juizes e Desembargadores, pois a única pena que cumprem pela falta de ética é a aposentadoria e nada mais, quem não quer ficar em casa recebendo salario altissimos?

 

Silmar Batista Camilo - 19/05/2010

Um amigo Meu J.Soares, escreveu este texto com o título As Trombetas do Diabo é bom assunto para refletir: Hoje podemos ouvi-las ecoando por toda parte e nos templos da enganação, onde esse duelo incessante com o tal já enriqueceu muita gente. Já vimos aviões lotados de dinheiro oriundos desses locais aonde as trombetas do diabo tocam dia e noite sem parar. Todos os dias, ouvimos as inconfundíveis trombetas embalando a maldita corrupção que infectam os poderes constituídos e dinheiros nas sacolas, nas meias e nas famosas cuecas. Nas esferas dos poderes, nos vícios. Dinheiro saindo pelo ladrão e os tais sempre somem nas sombras da impunidade. Nesse momento as trombetas do diabo ressoam nos corredores da santa madre igreja que de santa não tem nada, basta ver que os seus pilares já começam a ruir. E a tal da santa inquisição que até hoje não conseguiram explicar. Mais de um milhão de seres humanos tiveram os seus gritos abafados pelas trombetas do diabo e assim elas continuam a encher o planeta terra com os seus sons malditos da destruição e do medo que aterrorizam até mesmo os mais centrados dos seres. Mas, eu quero deixar aqui o meu grito de libertação e posso garantir a todos os seres de bem que as trombetas divinas muito em breve irão soar em todos os cantos do mundo e aqueles que cultuam o diabo para encherem as suas burras com os bens materiais sentirão o chão faltar e sobre as suas cabeças corte afiado das espadas da justiça. Os anjos divinos visitarão a terra, cortarão todas as cabeças do mal e vamos ver o verde da esperança cobrir toda a terra. As trombetas divinas tocadas pelos anjos da paz desdobrarão em notas musicais jamais ouvidas e lindas canções de amor louvarão o único e verdadeiro Deus, o Grande Criador de todo o Universo. E assim, a paz e a harmonia reinarão nesse lindo paraíso chamado de Terra, pois essa é a vontade do Pai. Obrigado Senhor por mais um dia!!! Cuiabá-MT 05 de Maio de 2010 José Antonio Soares

 

Marcelo - 19/05/2010

Eu ia fazer um comentário, mas o que o Lauro Neves já diz tudo. V E R G O N H A ! ! !

 

Lia - 19/05/2010

Vendo este esparrame de sordidez, fico imaginado quanto vai custar ao CARLOS BEZERRA, AO PERCIVAL MUNIZ, AO RIVA, AO WILSON SANTOS, AO JAIME CAMPOS, AO WELLINGTON FAGUNDES, A CHICA NUNES, etc, ter a FICHA-LIMPA, pois se tem um lugar que não vai funcionar a ficha-limpa este lugar é MT. Concordo com o LauroNeves e com o Emerson, porém acredito que a morte moral nesses casos é o pior castigo: UM dia na coluna social ou nas páginas policiais. Tá certo que estas pessoas não tem vergonha na cara, mas seus filhos e netos estarão estigmatizados como herdeiros da corrupção. Eu, como mãe ficaria muito envergonhada se meus filhos fossem submetidos a este tipo de constrangimento. Mas, ética é privilégio de quem a pratica e não de quem obriga os outros a pratica-la.

 

eduardo - 19/05/2010

essa gente vende nosso maior bem, o pilar do estado de direito: que é a Justiça, será que era a esses jagunços do Mato Grosso, quando o ministro do Supremo repeliu Gilmar Mendes. Somos trabalhadores, mas caregamos em qualquer lugar do Brasil essa pecha de pistoleiro. Pior esse povo logo está de volta vendendo nossa dignidade a beira de moquecas e churrasco. BASTA

 

sonia rosa paim biasi - 19/05/2010

A culpa é minha. Juro! Me prendam! Eles são todos inocentes! sou eu que pago impostos, sou eu que trabalho que nem uma louca para sustentá-los.Bem feito para minha cara. Deixem eles livres, leves e soltos!

 

Agostinho Cansado - 19/05/2010

EM MUITAS COMARCAS OS PROCESSOS DE COMPRA DE VOTOS CONTINUAM ENGAVETADOS, CASO DE COTRIGUAÇU, ONDE EXISTEM PROCESSOS COM UM CAMINHÃO E MEIO DE “PROVAS ROBUSTAS E CONTUNDENTES DE COMPRAS DE VOTOS, ALEM DE PROVAS CABAIS DE USO DE CAIXA DOIS”, E TUDO CONTINUA ENGAVETADO, PERGUNTO???????, SERIA UMA VERTICALIZAÇÃO DAS SENTENÇAS???????, COM A PALAVRA A “PF”!!!!!!!!!!.

 

Wendell Oliveira - 19/05/2010

Quero ver se essa operação da PF vai chegar aos Rincões dos Mendes, onde o Presidente do TRE Evandro Stábile colocou o segundo lugar nas eleições na prefeitura através de uma decisão no minimo duvidosa. O prefeito interino Juviano Lincoln está a frente do executivo por força de uma liminar cedida por Stábile, segundo comentários essa liminar custou 350 mil reais.

 

lauroneves - 19/05/2010

É vergonhoso, ultrajante, decepcionante, inacreditável, inaceitável .... A população está em luto pela morte prematura da vergonha, da decência humana, do caráter, do amor à toga ... Isso é formação de quadrilhia, favorecimentos e muito mais !!!! Que merda de País é esse, que tipo de gente são essas. Existe caráter ilibada nesse meio, parecem estarem todos infectados pelo ganancismo? Estou, como tantos outros matogrossenses, muito envergonhados, não consigo dar um passo dentro dos Órgaos "representantes do povo" sem que me sinta ultrajado, surrupiado, estuprado do meu humilde respeito com o próximo. Como vou explicar o funcionamento desse CIRCO (seus bastidores) aos meus filhos? Estamos realmente Decepcionados !!!

 

emerson - 18/05/2010

estou aqui mais uma vez destilando o ranço que esse assunto de corrupção me traz a garganta,"velho" esse vai ser mais um comentario meu que não vai ser publicado,mas tudo bem, quando vem à minha mente uma informação como esta,de corrupção por parte de quem deveria zelar pelo direito e pela justiça , não consigo controlar meu instinto animal de imaginar um lugar onde um bandido dessa especie fosse comtemplado com um projetil de fuzil na sua massa encefalica.Esse seria meu conforto nesse mundo tão animal em que vivemos.

 

O Pescador - 18/05/2010

Se gritar: "Pega ladrão!" Não fica um, meu irmão!!

24 Horas News

Nenhum comentário: