Pesquisar

domingo, setembro 26, 2010

Coerência: Direita ou Esquerda?

Na foto, a plataforma eleitoral da Direita.

Na foto, a plataforma eleitoral da Direita.

Hoje vi na capa do Estadão (?) o Hélio Bicudo (dizem por aí, fundador do PT) em ato promovido com claro viés eleitoreiro pela oposição.

Não é o único caso de PTista desiludido com o governo Lula e, destaco, é extremamente legítimo que os descontentes protestem, façam oposição ao governo.

Algo, porém, que jamais consegui entender é como o cidadão, bravo pelo fato do PT ter supostamente traído seus ideais, se alia justamente àquilo que sempre combateu, foi contra.

Como um cara que sempre criticou o modelo do PSDB, ao ficar enfurecido com o PT, se alinha às idéias do próprio PSDB. Faz sentido? Em uma coisa ou outra, fora das eleições, lá vai, mas em tudo?

Ou  seja, é mais ou menos isso: – eu não gosto do PSDB, pois fez um governo liberal, vendeu o país e aquela história toda. Daí chegou o PT. Fiquei enfurecido devido à falta de soluções rápidas…esperava muito mais…não voto no PT. E mais: me alio aos que sempre combati e agora voto PSDB de ponta a ponta!

Notaram? Esse discurso é completamente incoerente. Incompreensível.

Mais triste ainda é o que muda de lado se justificando: ‘não existe mais esse negócio de Direita e Esquerda’.

Não…não existe não….mas vacila para você ver se com a Direita lá sobra pedra sobre pedra!

Os caras vendem tudo, desvalorizam o Estado e as empresas estatais, cortam verbas e concursos do funcionarismo público, tudo sobre o pretexto de ‘enxugar o Estado’ ou ‘cortar gastos’….tô sabendo…

E quando menos se percebe, um bolsa família é reduzido, o Prouni passa a ter regras mais rígidas, o SUS vai piorando (se é que dá).

E pronto, meu amigo… é  aí que está a Direita: na omissão social, na dilapidação do Estado, no governo para 20% da população.

E é na outra ponta que está a Esquerda. Na ação social, na valorização do Estado, nos 25 milhões que saem da pobreza/miséria e chegam à classe média, e começam a consumir. O oposto, naturalmente.

Pronto, a esquerda está aí e você, caro leitor, nem viu. Porque isso acontece com naturalidade. É óbvio. E não fazem mais que a obrigação (e não, mesmo!).

O Estado deve ser o fomentador da distribuição de renda. Deve ser a vanguarda. Fortalecer a iniciativa privada sem que, para isso, tenha que se ’enxugar’. É a aliança feita no Rio de Janeiro, com o Eike Batista dando dinheiro para as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s). É a oferta pública de ações da Petrobras. É o Porto e estaleiro de Suape, em Pernambuco (O Brasil começou a fazer navio!).

Mas o Estado deve ser presente. Porque não pode deixar que haja desmandos, como há nas empresas de telefonia, concessionárias de energia elétrica ou planos de saúde. Percebem como essa história de Agência reguladora é a maior furada?

Vejam, amigos, que até na Vale o Estado aumentou sua participação, mesmo que indiretamente (pelo PREVI). Porque do contrário, engolem o lucro. Não investem.

Percebeu? Mas isso você não vê no PIG. Porque o negócio deles é vender o peixe da Direita. É bom para eles que as estatais sejam vendidas. É bom que as verbas da Propaganda Oficial (do Estado) seja concentrada nos grandes grupos de mídia. Mas esse governo, que chamam de podre, descentralizou essa verba e a espalhou pelo Brasil. Tirou do eixo Rio-São Paulo. Dividiu a grana com os grupos locais de mídia. E isso o imprensalão não tolera. Querem tudo para eles.

Enfim, é isso que diferencia o PT e o PSDB, e é isso que mostra que o PT, apesar de não ser aquele partido revolucionário que gostaríamos (eu, pelo menos), ainda é (e muito) de esquerda.

Já o problema do PSDB foi ficar muito ao lado do DEM (PFL/ARENA/UDN, se preferirem). E o problema dos  seus eleitores foi ler muito a Veja.

Abraços.

P.S.: Percebo claramente tudo isso, mas continuo sem conseguir entender como que um esquerdista como Hélio Bicudo (e outros, menos relevantes, como o Gabeira, Roberto Freire, etc) pode convergir tanto com a Direita para levantar a bandeira de oposição…

P.S.2: O André escreveu um ótimo texto sobre ideologias, sobre como a Direita e a Esquerda estão aí, mudaram, mas não acabaram. Um texto técnico, e com o qual concordo em diversas partes… Seria, inclusive, uma publicação conjunta, mas não consegui e me empolguei com esse…Às vezes acho que penso com o meu fígado.

Fonte: Política e Verdade

Nenhum comentário: