A partir desta quinta-feira os proprietários de veículos em Mato Grosso deverão pagar entre R$ 0,06 e R$ 0,07 a mais por litro de etanol para abastecerem os seus veículos. A gasolina, que tem em sua composição 25% de etanol, também terá seu preço reajustado. Motivo: as distribuidoras começaram a comercializar nesta quarta-feira, dia 23, os produtos com reajuste.
As revendedoras que ainda possuem estoque poderão manter por alguns dias os preços praticados até esta quarta-feira, mas assim que efetuarem o reabastecimento de seus tanques deverão repassar os novos preços aos consumidores, segundo informou um revendedor com assento no Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipetróleo).
Até a semana passada, os preços de etanol estavam competitivos nos postos de combustíveis de Mato Grosso, Goiás e São Paulo em relação à gasolina. Segundo dados da ANP, em 22 estados e no Distrito Federal, a gasolina estava competitiva no bolso no consumidor.
A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os Estados e no Distrito Federal. Quando a relação aponta um valor entre 70% e 70,50%, é considerado indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque de combustível.
Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol estava em 69,87% do preço da gasolina - até 70% o etanol é considerado competitivo. Em Goiás, a relação é de 69,71% e em Mato Grosso de 68,33%. A gasolina estava mais vantajosa, segundo o ultimo levantamento da ANP, principalmente no Rio Grande do Sul, onde o preço do etanol é 83,31% do valor da gasolina, e no Roraima (+82,59%).
24 Horas News
Nenhum comentário:
Postar um comentário