Pesquisar

terça-feira, março 15, 2011

ARTIGO: A Insegurança NO ARAGUAIA E O "CAMPOS AVANÇADO" DE BANDIDOS

Por Kalixto Guimaraes/do Araguaia
Calixto_thumb[3] A construção e implantação do tal  "Presídio de Segurança Máxima de Água Boa," que não segura nem o cerrado que o cerca, foi um ato afoito da parte do governo. Esse "campos avançado de bandidos," tornou-se, responsavél pelo drástico aumento da criminalidade em todo o vale do Araguaia, portanto, cabe ao poder público, medidas urgentes para amenizar tal situação.
Enquanto nenhum outro município, aceitou a instalação do dito empreendimento em sua área territorial, devido as previsíveis e tão negativas consequências que este tipo de "negócio," normalmente, trás a sociedade, o ex-governador Blairo Maggi, sutilmente e sem muito alarde, presenteou a região Araguaia, com esta obra cheia de maus assombros e tão parecida com o cavalo de Tróia, vindo sem que fosse notado, para botar fim na tranquilidade e na vida sossegada da população araguaiana. De Barra do Garças a Vila Rica, podemos perceber os efeitos colaterais e gradual da malandragem se propagando, dia e noite, pelos campos e nas cidades. Nunca se viu tanta bandidagem por estas paragens como agora! A vinda de centenas de detentos com formação superior em toda sorte de delitos e até com doutorado em criminologia, infestou a região de meliantes. Junto com essa corja de condenados que vieram "morar" no campos avançado do cerrado, uma renca de amigos os acompanharam e "quase todos" de má conduta, estabelecendo-se assim, a conexão da região, com o submundo do crime. Estamos agora, no foco e na mira dos fora da lei. Ilustrando o que digo, a maioria dos caronas que levei entre Água Boa e o famigerado presídio, são de pessoas bem "suspeitas" que foram visitar os seus amiguinhos presos. Hoje, não carrego mais estranhos neste trecho.
Sabemos que, a fortaleza prisional Major Zuzir Alves, construida com a parceria do governo estadual e federal, no municipio de Água Boa,  nos custou a bagatela de 14 milhões. A sua construção neste município, foi feita de forma silenciosa e nem houve festa de inauguração da obra, a qual, fora erguida de supetão, bem mais rápida do que a pavimentação da BR-158! Definitivamente, não houve uma ampla discussão com a sociedade aguaboensse e regional, sobre o assunto. Ninguém se importou  e muito menos as autoridades, se Água Boa e os demais municipios, suportariam os impactos sociais e ambientais que um empreendimento de tamanha magnitude pudesse ocasionar, agora, temos ai os resultados; Fugas em massa, rebeliões, condições desumanas aos detentos e  mais...toma de assaltos a bancos, tráfico e todos os tipo de violência e trambicagens, antes, só vistas  na tela da tv. Temos ainda, o esgoto e os dejetos dessa escória social em recuperação, jogado sem nenhum tratamento, em um manancial de águas cristalinas, poluindo a nossa bacia hidrográfica.
      Portanto, esta na hora, do governo amenizar esta bizarra situação, compensando o seu débito na conta de responsabilidade social que tem com o vale do Araguaia e para que isso aconteça o governo estadual, possui apenas duas opções: Dotar a região com a infraestrutura Institucional necessária e com a efetiva presença das forças de segurança. Isto é; Aparelhar e qualificar melhor as polícias, aumentando o numero de policiais nos destacamentos  militares e nas delegacias de cada município, criar uma sede regional da Policia Federal  e um Batalhão do Exército em Água Boa. Outra medida decente e fundamental, seria a ultilização da penitênciara major Zuzir Alves, apenas para os  réus condenados pela Jurisdição Regional, pois, quem "pariu matheus, que o embale," Assim diz o ditado popular! Chega de tanta transferência de bandidos e coisa ruim, lá dos quintos dos infernos, para  azarar o nosso sossegado Vale. A outra saída seria;  A construção de um presídio de verdade em Barra do Garças, cidade que oferece todas as condições para guardar com maior segurança, a bandidagem, transformando então, o cadeião do cerrado de Água Boa, onde os detentos fogem com facilidade pendurados em lençóis, numa Escola Agrícola. Dessa forma, o governo, estaria respeitando a vocação natural do Araguaia, que está muito mais para a produção de alimentos do que para formação de marginais. Com a palavra o senador Blairo Maggi, ex- governador e o seu ex-vice, Silval Barbosa, atual governo de Mato Grosso. 

Nenhum comentário: