Pesquisar

terça-feira, março 01, 2011

Com destaque na TV, Araguaia reclama isolamento e já defende divisão


Vale do Araguaia MT - A região do Araguaia sofre com o antagonismo. De um lado é detentora de impressionante beleza natural, que poderia gerar condições de vida de forma promissora, contribuindo mais com o desenvolvimento do Estado, se, por exemplo, houvesse investimento na infraestrutura para a exploração do turismo. De outro, sua gente segue com um sentimento antigo de abandono. Essa gente auto-intitula o Araguaia como “Vale dos Esquecidos” ao mesmo tempo em que a região é decantada na nova novela da TV Globo, cuja produção enfatiza os encantos e potencialidades naturais.

Revoltados, políticos desfraldam uma velha bandeira: a divisão, com a criação do Estado do Araguaia.

Problemas não faltam no Araguaia. E para complicar, a região agora teme padecer ainda mais com a falta de representação política. Desarticulada, o Araguaia apresentou nas eleições passadas 19 candidatos a deputado estadual numa região de 30 municípios com 180 mil eleitores, sendo seis candidatos eram de Barra do Garças. A válvula de escape para pressionar o Estado por atenção, seria o movimento da divisão.

João Abreu, ex-prefeito de São Félix do Araguaia e com uma vasta experiência em gestão municipal (prestou serviços na área contábil à maioria das prefeituras da região), é um dos que levanta a bandeira da divisão de Mato Grosso. “Para o Araguaia seria a redenção, porque a região ficaria autônoma, livre para divulgar suas riquezas”, observa o ex-prefeito, ressaltando que o Estado é muito grande e, segundo ele, mesmo o governador tendo a preocupação com todos os municípios, não dá conta de atender suas reais necessidades.

Em verdade, tornar a região do Araguaia um Estado seria a realização de um sonho na opinião de João de Abreu. “E sou um grande defensor da criação do Estado do Araguaia porque seria a salvação para a região e seus moradores”, acrescenta ele, citando como exemplo o vizinho Tocantins, que representava um prejuízo para Goiás e hoje é um Estado promissor. “Visto a camisa e faço o que for possível para que possamos criar o Estado do Araguaia com potencial para ser uma das regiões mais promissoras do país”, conclui.

Eurimar Milhomem (PSDB), vereador em São Félix do Araguaia, é outro defensor ferrenho da divisão de Mato Grosso. “Não temos um representante na Assembléia. Quando é época de campanha todo mundo vai fazer tudo pelo Araguaia. Nós queremos apenas que nos tirem do isolamento. Eu sou a favor da divisão de Mato Grosso porque hoje nós estamos aqui esquecidos, a mil e duzentos quilômetros da nossa capital”, declara.

O vereador comenta que a região do Araguaia é vista como “o patinho feio do Estado” sob a alegação de não gerar renda para Mato Grosso, mesmo com suas paisagens paradisíacas. “Eu sou favorável e acho que a saída do Araguaia é a divisão. Ele só não foi dividido ainda porque o povo não se une e, enquanto isso seremos sempre excluídos”.

Alguns dos principais problemas da região são a fala de estradas asfaltadas, pouquíssima estrutura para receber turistas, grave problemas na área de saúde, poucas escolas de formação superior ou de nível técnico.

A Copa 2014 chegou a animar a região, mas até agora nada de concreto foi direcionado para o turismo no Araguaia e que poderia atrair milhares de pessoas do mundo inteiro.

Por: Sandra Carvalho

Nenhum comentário: