O acervo bibliotecário da Universidade Federal de Mato Grosso (Unemat) vai receber um acréscimo de 25% este ano. Isso graças a uma parceria entre a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Unemat, que juntas irão destinar R$ 934 mil na compra de livros para atender os 11 campi da universidade pública do Estado.
A parceria entre as duas instituições estaduais foi homologada nesta tarde de segunda-feira (28) no Palácio Paiaguás, durante a assinatura de cooperação entre o governador Silval Barbosa, o vice-governador Francisco Daltro, o secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, e o reitor da Unemat, Adriano Aparecido Silva.
Com um acervo bibliográfico em 210 mil livros de uso de alunos de graduação, pós-graduação e mestrado, a Universidade de Mato Grosso passa a contar nas próximas semanas com mais 43 mil exemplares, que serão distribuídos nos 11 campi instalados nas cidades de Cáceres, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Colíder, Alta Floresta, Sinop, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Juara, Alto Araguaia e Luciara.
“Todo real investido em Educação se transforma em desenvolvimento. Mato Grosso está em amplo desenvolvimento e ao destinarmos esse montante de verba em livros, estamos ajudando a capacitar os nossos futuros empreendedores”, discursou Eliene Lima.
Na solenidade que contou a participação ainda dos secretários-adjuntos de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Turismo, Silval Barbosa declarou que tem trabalhado para implantar uma unidade da Unemat em Cuiabá, para atender um antigo anseio da classe estudantil da Baixada Cuiabana. “Cerca de 30% da população desse Estado mora em Cuiabá. Muitos dizem que a Capital tem a UFMT e várias universidades particulares, porém poucos se dão conta de quê há muitos da região metropolitana de Cuiabá que não tem condições nem de ingressar na Universidade Federal e muito menos de pagar por um curso superior. É justo que a Capital tenha um campus ou um núcleo de extensão da Unemat”, declarou o governador, pouco antes de ser aplaudido.
Um dos lugares inicialmente apontados pelo chefe do Executivo estadual para instalar a futura sede da Unemat em Cuiabá é a Arena Pantanal, uma área que está em construção na no bairro Verdão, para abrigar os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Além da solenidade de entrega de parceria entre a Secitec e Unemat, no mesmo ato o governador e a secretária estadual de Turismo, Teté Bezerra, assinaram um termo de cooperação técnica que estabelece ações conjuntas entre o a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e a Unemat para o fomento do turismo em todo o Estado.
A parceria vai possibilitar a capacitação e qualificação de profissionais para receberem os turistas na Copa do Mundo de 2014 e também no campo da pesquisa, onde a universidade estadual terá um papel fundamental na realização do inventário turístico dos municípios mato-grossenses.Da Assessoria
Pesquisar
terça-feira, março 01, 2011
LUCIARA: Uma forma moderna de ver o mundo: Secitec e Unemat fecham parceria e destinam R$ 934 mil para compra de livros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário