Da Redação
Para instalação de Unidades de Referência Tecnológica (URT’s), na produção de leite em Mato Grosso, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), visitaram propriedades rurais em seis municípios das regiões Norte, Nordeste e Leste. O coordenador da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso da Sedraf, Carlos Dorileo, esclarece que o objetivo é aumentar a produção, produtividade, qualidade e consumo do leite. A visita aconteceu nos dias 04 a 09 de julho.
Conforme Dorileo, com uma produção de 2,8 milhões de litros de leite por dia em Mato Grosso, a intenção é chegar em 2014 com uma produção diária de cinco milhões de litros. Para aumentar a produção leiteira, o objetivo é instalar 80 URT’s até 2013. Na propriedade de 100 hectares, localizada no Coxipó do Ouro (10 km de Cuiabá), com um plantel de 25 vacas leiteiras, das raças girolanda e Jersey, do produtor rural, Luiz Mauro Monteiro da Silva, vistoriada no final de junho de 2011, será instalada a mais nova unidade. Já foram implantadas seis Unidades nos municípios de Brasnorte, Juscimeira, Dom quino, Campo Verde e duas em Pontes e Lacerda.
Durante seis dias, os pesquisadores da Embrapa, Roberta Aparecida Carnevalli, Orlando Lúcio Júnior, Luciano Bastos Lopes e técnicos Sedraf e Empaer visitaram os municípios de Confresa, Alto da Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Água Boa e Gaúcha do Norte. As propriedades rurais são vistoriadas para definir a implantação das unidades nas áreas de pastagem, canavial, cerca elétrica e irrigação. O médico veterinário da Empaer, Hamilton José e Silva, esclarece que a próxima visita será na região Noroeste – Cáceres, Araputanga, Mirassol do Oeste, Quatro Marcos e Figueirópolis D’Oeste.
O coordenador da cadeia produtiva Carlos destaca o trabalho de governo que é executado com a capacitação dos profissionais para implementação de novas tecnologias a serem aplicadas no campo. O grupo gestor do leite é formado pela Sedraf, Empaer, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-MT) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O Projeto da cadeia produtiva do leite visa capacitar de maneira continuada agentes da assistência técnica e Extensão Rural. O curso é realizado pelos pesquisadores da Embrapa e o terceiro módulo será realizado no município de Campo Verde, nos dias 16 a 18 de agosto, com a capacitação de técnicos, agricultores e instalação de URT’s.
O Documento
Nenhum comentário:
Postar um comentário