Pesquisar

quinta-feira, outubro 27, 2011

Tremor de terra no Araguaia atingiu 3,5 graus na escala Richter

O tremor de  de terra sentido na região do Norte Araguaia de Mato Grosso, durante o final de semana passada, atingiu  3,5 graus na escala Richter. Os efeitos foram relatados por moradores de uma fazenda á cerca de 22 Km de Confresa,  sentido ao Xingu.  De acordo com Jhersson Gomes que estava no local, após o estrondo ocorreu o tremor de terra, que durou menos de 10 segundo.

Mato Grosso tem sido alvo de estudos por parte de especialistas em sismologia. Alguns estudiosos já apontaram que há  risco de parte do território do Estado enfrentar um tremor de terra de intensidade suficiente para causar estragos principalmente  em cidades da região norte do Estado. Na região da cidade de Porto dos Gaúchos  há uma falha geológica onde abalos sísmicos vêm ocorrendo com frequência nos últimos anos. Apenas no ano passado, dos 42 tremores de terra registrados no Brasil, 20 foram em Mato Grosso.

Entretanto, na região do Araguaia tremores são mais comuns do que se imagina. Em janeiro de 2010, por exemplo, um abalo foi registrado no Assentamento Santa Maria, interior de Água Boa.

Em São José do Xingu, no dia 26 de outubro do ano passado, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou um terremoto da mesma magnitude do ocorrido em Confresa. Entretanto, não se sabe se foi sentido pela população porque não há relatos de pessoas ou de danos materiais.

Já em Barão de Melgaço, no Pantanal, o tremor aconteceu há mais tempo, em dezembro de 2004, sendo amplamente percebido. Moradores relataram que móveis saíram e utensílios domésticos que estavam em prateleiras foram atirados ao chão.

Uasley Werneck-Agência da Noticia

Nenhum comentário: