Pesquisar

terça-feira, janeiro 17, 2012

Dema prepara livro com histórias e curiosidades sobre deputados de Mato Grosso

Por Romilson Dourad


Demóstenes Milhomem, o Dema, e suas máquinas utilizadas ao longo de 30 anos como repórter-fotográfico da Assembleia
Fotos: Romilson Dourado

    Com 30 dos 60 anos de idade dedicados à profissão de repórter-fotográfico, Demóstenes da Costa Milhomem, o Dema, servidor de carreira da Assembleia Legislativa, resolveu lançar um livro. A obra será ilustrada com dezenas de fotografias daquelas personalidades políticas que marcaram época, especialmente no Legislativo mato-grossense, e também em outros cargos, como de governador, e de nomes de expressão nacional que visitaram o Estado. Ele está na fase final do livro cujo título mais provável é "Força da Imagem". Algumas das fotografias de Dema, um dos profissionais mais organizados e dedicados a essa arte, têm ilustrado as páginas deste blog desde outubro de 2008, dentro da editoria Resgaste Histórico - confira aqui.

Demóstenes Milhomem    Ele possui um acervo com aproximadamente 30 mil negativos e com 8 mil fotos feitas em papel. Mantém, inclusive, um laboratório em sua residência. Guarda também as 12 máquinas fotográficas que foram sua companhia ao longo da trajetória profissional, desde a Yashica, com filmes 6x6, passando pelas modalidades do filme 350 e de flash, que carregava nas costas e com maleta com bateria pendurada, até chegar às da era digital. Até 1999, eram imagens de laboratório, as chamadas fotos de papel, que atendiam, no dia a dia do trabalho jornalístico, as redações dos jornais impressos. Dema teve o cuidado de arquivá-las e, em muitos momentos, comprou papel com dinheiro do seu salário. Ele conta com apoio da família. A esposa Julimar Milhomem, primeira-secretária do então deputado Roberto França, é uma das maiores incentivadoras do seu trabalho, assim como as filhas Júlia, que é jornalista, e a enfermeira Juliana.

    Dema trabalha o projeto do livro há mais de dois anos. Tem a colaboração do jornalista Cid Carneiro, que também integra os quadros da Assembleia. A expectativa é lancá-lo ao mercado até agosto deste ano. Dema busca patrocínio. Já teve uma conversa nesse sentido com o secretário de Comunicação da própria AL, jornalista Fábio Monteiro, que sinalizou positivamente.

   O repórter-fotográfico que completou 60 anos no último dia 8 e ajudou a montar estrutura do setor na Assembleia junto com o jornalista Eugênio de Carvalho, que faleceu na semana passada, observa ter o cuidado para a obra não se transformar exclusivamente em um álbum, mas sim em fontes de pesquisa sobre muitas personalidades políticas e os projetos apresentados que viraram leis. Ele faz apanhado de imagens e fatos a partir de 1978 até os anos 2000. Nesse caso, compreende fatos marcantes das últimas 5 das 16 legislaturas. Curiosamente, havia orientação, especialmente na década de 80, para os fotógrafos só atenderem deputados que faziam parte da Mesa Diretora. Quem era da oposição não tinha "direito" a registro de imagens.

Curiosidades

   O livro de Dema apresentará curiosidades. Ele antecipa três delas. Dionir de Freitas (já falecido) foi prefeito de Pontes e Lacerda por dois mandatos e teve passagem curta pela Assembleia, mas o suficiente para "roubar a cena". Era tido como valente e polêmico e chegou a disparar tiros dentro do prédio, em 1992, época em que o presidente era Humberto Bosaipo. Outra curiosidade que entrará para a obra envolve a posse, desde o início do mandato, de um suplente que não foi eleito. Trata-se de Geraldo Reis. Na véspera dos deputados serem empossados, Augusto Mário Vieira, que tinha sido eleito, faleceu. Assim, Reis ocupou a cadeira durante os 4 anos de mandato. Vai enfatizar também a história de Benedito Santiago, primeiro deputado do Nortão que sofreu acidente aéreo e ficou paraplégico.


Autor: RD NEWS.COM.BR

Nenhum comentário: