Pesquisar

quinta-feira, abril 19, 2012

Partidos anunciam parte dos integrantes da CPI do Cachoeira

REVISTA ÉPOCA COM AGÊNCIA BRASIL

Deputada Rose de Freitas fará a leitura nesta quinta-feira (Foto: José Cruz/Agência Senado)

Deputada Rose de Freitas fará a leitura nesta quinta-feira (Foto: José Cruz/Agência Senado)

Partidos com representação no Congresso já anunciaram as indicações de pelo menos 18 dos 32 integrantes que vão participar da CPI do Cachoeira. O prazo oficial para as indicações termina na próxima terça-feira (24), quando uma nova sessão do Congresso Nacional vai instalar a CPI. Nessa sessão, os nomes dos titulares e suplentes da comissão serão oficializados.

Entre os integrantes da CPI estão os senadores Fernando Collor (PTB-AL), Aloisio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) e o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP).

A CPI mista que vai investigar as relações de Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários foi criada nesta quinta-feira (19). A presidente em exercício do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), fará a leitura do requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito por volta das 10h30. Se tudo ocorrer como esperado, as investigações já podem começar na semana que vem.

Entenda as denúncias envolvendo o bicheiro Carlinhos Cachoeira e políticos

Câmara e Senado conferiram o número de assinaturas para a criação da CPI nesta quarta-feira (18). Foram confirmadas assinaturas de 67 senadores e de 362 deputados, o que supera o mínimo necessário para a formação de uma comissão, que é de 27 assinaturas do Senado e 171 da Câmara. A conferência autoriza a realização da leitura do requerimento.

Após a leitura, os partidos terão até a próxima terça-feira (24) para indicar os membros que vão compor a CPI mista, que contará com 15 deputados e 15 senadores, com igual número de suplentes. Feita a indicação, a comissão irá se reunir para eleger o presidente indicar o relator.

Estes nomes ainda não foram definidos, mas por tradição dos maiores partidos em cada Casa, quem deve ficar com a relatoria é o PT, pela Câmara, e com a presidência, o PMDB, pelo Senado. Segundo Rose de Freitas, a primeira reunião do colegiado deve ocorrer na próxima quarta-feira (25).

A deputada realizará a leitura do relatório da CPI em plenário excepcionalmente. Ela está substituindo o presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), que está de licença médica internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

saiba mais

Nenhum comentário: