Pesquisar

quinta-feira, maio 24, 2012

Jornalista Celino Pacífico, o alvo de uma administração denunciada

Por Isaías Sousa
Com mais de 13 anos fazendo jornalismo em Jaraguá, Celino Pacífico, diretor presidente do Jornal o Regional, foi condenado em primeira instância a pagar uma indenização por danos morais ao prefeito de Jaraguá, Lineu Olímpio (PTB).

Jornalista Celino Pacífico, o alvo de uma administração denunciada

A história profissional do jornalista Celino Pacífico parece ser conturbada devido sua forma de escrita, considerada por muitos agressiva, no entanto, suas reportagens, na maioria das vezes, revelam o lado real da situação vivida pela comunidade onde sempre viveu.
Sua coluna “Rápida e Direta” incomoda muitos políticos, entidades e personalidades o que lhe rendeu pelo menos três processos em 30 anos de profissão.
Considerado linha dura em suas pautas de reportagens, Celino Pacífico comandou as duas campanhas do prefeito Lineu Olímpio para prefeito de Jaraguá, uma em 2004, e a última em 2008.
O prefeito de Jaraguá Lineu Olímpio (PTB) iniciou sua vida pública praticamente dentro do gabinete do jornalista Celino Pacífico, quando foi eleito pelo (PPS), cujo presidente era o então Celino Pacífico. A união foi rompida neste último mandato devido a interesses escusos e a rejeição do jornalismo de Celino Pacífico que escrevia sobre falhas da administração.
A abrangência da imprensa parece não ter fim, já que os problemas administrativos surgem diariamente, razão esta que muitos profissionais da imprensa são perseguidos, processados e intimidados quando retrata a situação real de um sistema desarticulado, corporativista e muitas vezes até com indícios de irregularidades.
A liberdade de imprensa em Jaraguá parece estar sendo cerceada, e, quem perde com tais atos considerados uma afronta à Constituição é a comunidade. A medida dos que são denunciados em matéria jornalística é a busca pela justiça, muitas vezes, procurando mostrar que a escrita do jornalista foi puramente pessoal, algo que é repugnante perante a lei de liberdade de expressão.
Atos tais como este, demonstram a face da atual administração com relação à imprensa. Embora os órgãos de comunicação não sejam soberano em sua escrita, esta mesma imprensa precisa do respaldo da sociedade de bem, daqueles que ainda acreditam no verdadeiro papel da comunicação e sua importância para a sociedade.
A condenação deferida pela juíza Mariana Azevedo, foi um decisão de primeira instância, mas, segundo Celino Pacifico, ainda há a defesa na segunda e terceira instância. “Liberdade de expressão sim, coronelismo jamais!”

Nenhum comentário: