Valtenir Pereira foi filiado a legenda até 2013 e saiu por desavenças com Mauro Mendes
Por GILSON NASSER
O deputado federal Valtenir Pereira aceitou convite de filiação ao PSB. A posse foi confirmada pelo presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, e será realizada ainda nesta quarta-feira. O deputado volta a sigla já na condição de presidente do diretório regional.
A filiação de Valtenir deve provocar uma debandada na sigla em Mato Grosso. Deputados da sigla vão se reunir neste final de semana para definirem uma posição a ser tomada.
O clima de insatisfação entre os membros do PSB de Mato Grosso com a direção nacional ocorre desde abril, quando o deputado federal Fábio Garcia (PSB) foi afastado da presidência do partido no Estado, decisão que foi estendida a todo diretório. A alegação é de que o parlamentar mato-grossense votou favorável a reforma trabalhista, contrariando a orientação do partido.
Em mensagem as lideranças do PSB, Fábio Garcia pediu cautela as lideranças partidárias. Ele disse que os membros da legenda vão se reunir para definir o rumo a ser tomado. “Neste fim de semana, nos reuniremos com os nossos deputados estaduais e o deputado federal Adilton Sachetti, e, na próxima semana, faremos uma reunião ampliada com todos para discutirmos essa questão”, anunciou.
Fábio Garcia considerou o convite do presidente nacional do PSB para filiação de Valtenir Pereira como “incoerente”. Ele destacou que o ainda peemedebista também votou favorável a reforma trabalhista, motivo pelo qual foi expulso do comando da legenda no Estado. “Essa decisão (filiação de Valtenir) atinge pessoas que não cometeram nenhum ato contra qualquer decisão do partido”.
INSATISFAÇÃO
A filiação de Valtenir não agrada as principais lideranças da legenda no Estado. Isso porque, o deputado federal esteve filiado ao partido até 2013, quando migrou para o PROS. Na época, Valtenir demonstrou insatisfação com o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), e seu grupo político.
Os principais nomes da legenda são aliados do ex-prefeito de Cuiabá e não descartam uma “desfiliação em massa” nos próximos dias. "Eu acredito que essa decisão é ruim para nós, que organizamos o partido. E foi o Mauro Mendes que organizou isso, correu o Estado. Então, não estamos satisfeitos com isso", disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho.
Além de Garcia, Sachetti e Botelho, o PSB ainda tem como filiados os deputados Max Russi, Mauro Savi, Oscar Bezerra e Adriano Silva. Outra liderança de peso é o ex-prefeito Mauro Mendes, cotado para uma disputa majoritária em 2018.
Veja mensagem de Fábio Garcia aos filiados do PSB:
Acabo de ser informado pelo presidente do PSB Nacional, Sr. Carlos Siqueira, que o deputado federal Valtenir Pereira se filiará ao PSB hoje e assumirá a presidência do Partido no estado.
A notícia demonstra a completa falta de coerência do presidente do PSB Nacional, visto que trouxe para o partido o deputado Valtenir, que também votou favoravelmente à reforma trabalhista, fato que supostamente foi o causador das divergências dentro do PSB. Essa decisão atinge pessoas que não cometeram nenhum ato contra qualquer decisão do partido.
Diante destes fatos quero pedir a todos a necessária tranquilidade neste momento. Neste fim de semana, nos reuniremos com os nossos deputados estaduais e o deputado federal Adilton Saquetti, e, na próxima semana, faremos uma reunião ampliada com todos para discutirmos sobre esta questão.
Muito obrigado!
Fabio Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário