O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) iniciou, nesta segunda-feira (26/06), capacitação aos servidores da Prefeitura de Cuiabá sobre o sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), ferramenta que permite monitorar a execução do planejamento no município. Cuiabá aderiu ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) em 2012 e, desde então, vem implementando mudanças de acordo com o intercâmbio de informações com o TCE de Mato Grosso quanto a conhecimento, metodologias, informações e tecnologia.
De acordo com o facilitador do curso e responsável pelo Projeto 1 de Apoio ao Planejamento Estratégico do PDI, José Marcelo Perez, a Prefeitura de Cuiabá vivencia dois momentos distintos e, por isso, a qualificação tem o objetivo de atingir a ambos. O primeiro é o de aperfeiçoamento do Planejamento, em suas iniciativas, metas e indicadores já estabelecidos; e o segundo, diz respeito à renovação da gestão municipal, pela qual passaram Cuiabá e os demais municípios brasileiros. “Nosso objetivo hoje é o de realinhar o Planejamento Estratégico promovendo continuamente mudanças para melhorar a gestão. O PDI traz essa cultura e os servidores, entendendo como isso acontece e beneficia a execução de seus trabalhos, percebem a diferença”, definiu.
Este é o 3º realinhamento do qual participa a gerente do projeto 1 na Prefeitura, Silvina Maria dos Anjos. Desde o início da implantação do PDI, em 2012, à frente do Planejamento Estratégico, a servidora comenta a importância do Programa para a criação de uma cultura de planejamento no Poder Executivo de Cuiabá. “Nós alcançamos um bom nível de maturidade no Planejamento e agora vamos disseminar esse aprendizado em cada secretaria do nosso município”, pontuou. Segundo a servidora, a Prefeitura de Cuiabá estuda a criação de um comitê de gestão estratégica para unificar o Planejamento em suas 18 secretarias e com as atuais 200 iniciativas, 90 indicadores e 95 metas. “Queremos que essa gestão vá ao encontro do Plano Plurianual para que se converta em políticas públicas à população”, completou.
Atualmente, o PDI conta com 23 municípios adesos. A meta do TCE-MT é alcançar, até 2021, um total de 40 municípios aplicando integralmente o programa. O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi criado em 2012 com base na própria expertise adquirida pelo TCE-MT com o planejamento estratégico, a utilização de novas tecnologias e a função orientadora para disseminar práticas de boa governança. Além do projeto 1, o PDI é composto por outros cinco projetos. São eles: projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; projeto 3 – Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância; projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; projeto 5 – Modernização Institucional e 6 – TCEndo Cidadania.
CENÁRIOMT/TCE-MT
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