Por Eduardo Przybylski
Durante os primeiros meses do ano, observamos como fenômenos climáticos implicam diretamente nos negócios e na vida das pessoas. As chuvas trouxeram problemas de todas as ordens, como deslizamentos, alagamentos e muita destruição em geral. Muitas empresas sofreram com isso - diretamente por terem sido atingidas pelas chuvas ou indiretamente, quando não consegue escoar seus produtos ou até mesmo receber matérias primas.
Neste cenário, é importante avaliar o quanto seus parceiros estão ao seu lado. No mundo dos negócios é de extrema importância manter um bom relacionamento com seus fornecedores e clientes. Para isso, o seu canal de distribuição deve estar bem organizado.
Seus representantes são a sua voz para os mais distantes clientes que a empresa possa ter. Eles estão na ponta do processo e podem levar informações valiosas sobre o que está acontecendo durante esses períodos turbulentos. Para que isso ocorra é importante avaliar alguns pontos:
• Treine seus representantes e distribuidores. Capacitando-os é possível fazer com que as informações cheguem com um menor índice de ruído;
• Seja honesto nas respostas. Ninguém gosta de ser enganado. Se você assumir o problema passará uma imagem melhor para seus clientes;
• Invista em programas de relacionamento. Eles fortalecem, estreitam as relações e melhoram a imagem da marca diante seus clientes;
• Disponibilize centrais de atendimento como 0800 e sites com perguntas e respostas atualizadas. Mantê-los a par da situação demonstra preocupação e respeito pelos negócios.
O mundo empresarial gira em uma velocidade muito grande e todas as empresas são passiveis de passar por problemas. O importante é demonstrar sua capacidade em resolvê-los e em encontrar soluções que diminuam os prejuízos dentro da cadeia produtiva.
Perdas materiais sempre serão recuperáveis, mas a perda da reputação de uma marca em seu mercado pode determinar o fim de um negócio seja ele qual for. Em uma época em que a velocidade das informações passa como uma enxurrada é necessário estar próximo de quem pode ser o primeiro a ajudar.
Eduardo Przybylski é designer de informação da dBrain, agência especializada em marketing de canais.
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