Da Redação
O alto índice de queimadas registrado ano passado em São Félix do Araguaia, 1.150 km ao nordeste de Cuiabá, levou o Ministério Público de Mato Grosso a promover às 19 horas de hoje (14/06) uma audiência pública no centro comunitário do município. Para o prefeito Filemon Limoeiro, esta será uma oportunidade impar da sociedade debater o tema e buscar mecanismos para reduzir este tipo de prática.
“Fazemos um trabalho de formiguinha, orientando a população no dia a dia, especialmente na zona rural. Porém, faz-se necessário um trabalho em conjunto, unido esforços dos vários setores da sociedade, para reduzirmos as queimadas a partir da conscientização”, observa o prefeito, acreditando que a audiência pública traga resultados eficientes neste processo de preservação do meio ambiente e a vida.
Marinete Furtado, secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo se entusiasma com a presença mais efetiva do Ministério Público em São Félix. "A audiência vem para fortalecer o trabalho que já fazemos aqui em São Félix. As queimadas realmente representam um problema na região e combatê-la é papel de toda a sociedade", pondera.
A Comarca de São Félix do Araguaia foi instalada no dia 25 de setembro de 1982 e pertence à categoria de Primeira Instância. Dotada de duas varas e dois juizados especiais, sendo um cível e um criminal, possui 6.815 processos em tramitação (dados da Corregedoria Geral da Justiça – abril). A comarca é dirigida pelo juiz Marco Antônio Canavarros dos Santos.
Esta será a décima edição de uma série de audiências que ocorrem no Estado desde o dia 9 de maio, com o lançamento do programa Mato Grosso Unido Contra as Queimadas, em Cuiabá. As últimas audiências serão realizadas em Canarana (16 de junho) e Cáceres (21 de junho).
O Documento
Nenhum comentário:
Postar um comentário