Inicio do período chuvoso vem acompanhado de preocupações junto a Vigilância Ambiental, o controle de endemias no município de Alta Floresta, no Norte de Mato Grosso. M medo se deve a suspeita da existência do vírus 4 da dengue. Para identificação do transmissor, uma pesquisa teve inicio esta semana no município. “É uma pesquisa pra saber que tipo de vírus esta circulando na nossa cidade, principalmente o vírus da dengue, nós temos o vírus 1, vírus 2, vírus 3 e o vírus 4, principalmente pra saber se o vírus 4 esta na região. As pessoas que tem os sintomas da dengue, ao chegar na unidade de saúde o medico vai estar encaminhando para fazer o isolamento viral”, falou o coordenador do programa.
A pesquisa esta sendo realizada nos sete municípios que compões a região, segundo José Aparecido, não há relatos do vírus 4 na região, mas há motivos para se preocupar, “Porque a nossa população ainda não esta imune a esse vírus, é um vírus novo pra nossa realidade hoje, é um vírus antigo, mas na nossa cidade ele é novo, então se tiver alguém aqui com esse tipo de vírus, pode ter uma grande parte da população doente, essa é a preocupação”.
Há um alto índice de focos de larva no município, porem em relação ao ano anterior, houve uma redução, “Desde o inicio do ano, ate agora, nós tivemos 207 notificações de casos suspeitos de dengue, desses 207 nós coletamos amostra de uma media de 50 pessoas e foram enviados ao MT Laboratório, e destas nós tivemos somente 7 positivas”, frisou José Aparecido.
“Nós temos setores em nossa cidade que estão com o índice bastante alto, Boa Nova, Bom Jesus, setor RI e o setor A, então são setores que está bastante alto a infestação do mosquito”, relata o coordenador, pedindo a conscientização da população, “Esse trabalho é constante e continuo, então não tem como só o nosso agente estar trabalhando essa questão, tem que ser uma força de todas as pessoas porque a dengue ataca todos”.
Eliza Gund -de Alta Floresta
Nenhum comentário:
Postar um comentário