Pesquisar

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Com apoio da AL e Governo, Daltro é cotado para TCE no lugar de Bosaipo

Por Romilson Dourado


Numa sintonia entre Executivo e Legislativo, Chico Daltro deve ir para o Tribunal de Contas no lugar de Humberto Bosaipo

   O vice-governador Chico Daltro pode ser o próximo a se tornar conselheiro do Tribunal de Contas. Embora não admita publicamente, ele se articula nos bastidores nesse sentido, com respaldo da Assembleia e do próprio Palácio Paiaguás, dentro da expectativa de abertura de duas vagas, uma com a possibilidade de Humberto Bosaipo pedir aposentadoria neste ano e, a outra, com a saída de José Carlos Novelli, a partir de 2014, quando terá concluído o mandato de presidente do TCE.

   Afastado do Pleno pelo período de um ano por determinação do Superior Tribunal de Justiça, devido aos crimes de peculato e lavagem de dinheiro da época em que era deputado e presidiu a Assembleia, Bosaipo deve reassumir o posto em 15 de março. Nos bastidores, o que se comenta é que ele estaria disposto a entrar com pedido de aposentadoria, já que terá completado 5 anos de atuação como conselheiro. Ele foi empossado no cargo vitalício em 2007.

   Diante disso, Daltro entrou no páreo, atravessando no caminho do deputado Sérgio Ricardo, que, por conta da expectativa de reconquistar a presidência da Assembleia na eleição da Mesa que acontece em julho deste ano para posse no início de 2013, preferiu não trombar com o vice-governador. Com a nomeação postergada pela segunda vez, Sérgio sabe que, depois dessa vaga a ser aberta no TCE, a próxima deverá contemplá-lo, independente de ser indicação do Legislativo ou do Executivo.

   A saída de Daltro do Executivo para o TCE interessa tanto ao governador Silval Barbosa quanto à Mesa Diretora da Assembleia. É que o vice-governador é daqueles que tentam administrar paralelamente e isso acaba interferindo e deixa o chefe do Executivo em saia-justa, ainda mais porque Daltro, por meio de decreto, ganhou superpoderes para ditar regras em órgãos e empresas da administração, como Cepromat, Ager, Defesa Civil, MT Fomento e Metamat.

   Se Daltro for nomeado para a cargo vitalício, quem passa a ser o substituto imediado do governador será o presidente da Assembleia. Aí, entra outra articulação, podendo projetar Sérgio ou José Riva ao cargo de chefe do Executivo estadual, já que a tendência é Silval renunciar ao mandato até abril de 2014 para disputar as eleições, possivelmente a senador.


Fonte: RD NEWS.COM.BR

Nenhum comentário: