Em Goiânia há 36 unidades de tratamento gratuito àqueles que querem parar de fumar
Por Marcos Nunes Carreiro
Acontece nesta quinta-feira, 31, uma mobilização no Centro de Goiânia pelo Dia Mundial Sem Tabaco. A ação está sendo promovida no calçadão da Avenida Goiás, na Praça do Bandeirante e realiza verificação do percentual do monóxido de carbono na respiração, sessão de pilates com utilização de bolas e colchonetes e orientações sobre a importância da alimentação saudável, principalmente durante o processo de corte do cigarro.
A data foi criada em 1987 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o objetivo de divulgar à população os perigos do uso do tabaco, as estratégias das companhias que seduzem os jovens a entrar no tabagismo, as ações que desenvolve para controlar a epidemia do vício no mundo, assim como o que a sociedade pode fazer para reivindicar o seu direito à saúde e proteção às gerações presentes e futuras.
De acordo com a coordenadora estadual do programa de controle do tabagismo da secretaria da saúde, Selma Alves Tavares, o objetivo da mobilização é orientar a população. “Estamos orientando a população sobre as doenças associadas ao tabagismo, além de mostrar àqueles que querem parar de fumar que há um caminho. Mostramos os locais que devem ser procurados e os incentivamos a manterem uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos”, relata.
Segundo ela, parar de fumar é um processo longo, mas o tratamento é gratuito, assim como os medicamentos. “Parar de fumar é um processo que leva tempo e traz ansiedade. Contudo, querer parar contribui muito, pois, hoje, há meios para isso. Somente em Goiânia, há 36 unidades de tratamento gratuito e já implantamos outras unidades em mais 52 municípios. Nosso objetivo é que até o final de 2013 consigamos implantar o tratamento em todo o Estado de Goiás”, afirma.
A mobilização acontece até às 13h no cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Anhanguera.
Fonte: Jornal Opção
Nenhum comentário:
Postar um comentário