As prefeituras de Lucas do Rio Verde, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Jauru, Sinop e Juruena estão entre os 100 melhores IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal) do país. O cálculo é elaborado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) com base nos dados de 2011 e foi divulgado esta semana.
As seis cidades possuem “Gestão de Excelência”, que, nos critérios do Sistema Firjan, é dado às prefeituras que atingem IFGF superior a 0,8 (em uma escala de 0 a 1). Lucas do Rio Verde é o primeiro lugar em Mato Grosso e está na 22ª posição nacional, Nova Canaã do Norte em 2º em MT e 29º no Brasil, Nova Mutum em 3º e 34º, Jauru em 4º e 35º, Sinop em 5º e 36º e, Juruena, em 6º e 75º.
Entre as 500 melhores gestões fiscais do país, 30 municípios são mato-grossenses, sendo a terceira maior proporção dentre os estados do Brasil. Apenas Santa Catarina e Rio Grande do Sul superaram este percentual.
O índice é composto por cinco indicadores: IFGF Receita Própria, IFGF Gasto com Pessoal, IFGF Investimentos, IFGF Custo da Dívida e o IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para pagá-los no exercício seguinte.
Na parte inferior do ranking, na lista dos dez piores desempenhos de Mato Grosso, estão São José do Povo; Cuiabá; Itiquira; Tesouro; Bom Jesus do Araguaia; Pedra Preta; Dom Aquino; Cocalinho; Juscimeira e Alto Boa Vista. Os baixos investimentos e a falta de liquidez foram os principais responsáveis pelo mau desempenho.
Nove prefeituras apresentaram conceito D (gestão crítica) no IFGF Investimentos, e três prefeituras nota zero no IFGF Liquidez (Cocalinho, Juscimeira, Alto Boa Vista). Apesar disso, Itiquira e Tesouro avançaram expressivamente graças à melhora na liquidez, mas não o suficiente para sair das últimas colocações.
O estudo é elaborado exclusivamente com estatísticas oficiais, a partir de dados declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, responsável por consolidar informações sobre as contas públicas municipais, informa o Sistema Firjan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário