Pesquisar

sexta-feira, junho 19, 2015

Prefeitos prestigiam curso de capacitação aos servidores e gestores em Confresa

Nove prefeitos participaram ontem (18) da abertura do Ciclo de Capacitações Gestão Eficaz promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso na cidade de Confresa, região do Baixo Araguaia. O curso de dois dias é direcionado a servidores e gestores públicos, com foco em procedimentos como contratos, licitações, controle interno e outros assuntos com maior incidência de irregularidades.
A presença dos prefeitos foi exaltada pelo conselheiro Antonio Joaquim. Segundo ele, quando o gestor dá exemplo com a sua presença, o resultado do treinamento junto aos servidores é muito mais significativo.
O polo de Confresa congrega 15 municípios e a adesão dos prefeitos no ciclo de capacitações foi incentivada pelo prefeito anfitrião Gaspar Domingos Lazari, que ajudou na mobilização. Falando na abertura e depois ministrando palestra sobre os desafios da administração pública, o conselheiro Antonio Joaquim destacou que os prefeitos devem buscar a capacitação, pois nem sempre o gestor assume o cargo com conhecimento de administração pública.
"Prefeitos e vereadores são escolhidos geralmente por representar um segmento da sociedade, vêm da iniciativa privada, onde pode-se fazer tudo que a lei não proibe. Na gestão publica, é diferente. Só se faz o que a lei permite", observou o conselheiro. Ele revelou que os próprios conselheiros do TCE participam de um curso mensal de aperfeiçoamento técnico.
"Prefeitos e vereadores são escolhidos geralmente por representar um segmento da sociedade, vêm da iniciativa privada, onde pode-se fazer tudo que a lei não proibe. Na gestão publica, é diferente. Só se faz o que a lei permite" ANTONIO JOAQUIM, CONSELHEIRO OUVIDOR-GERAL
Participaram da abertura os prefeitos de Confresa, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Novo Santo Antonio, Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha, São Felix do Araguaia, São José do Xingu e Serra Nova Dourada.
Também presente na abertura e aproveitando o evento para falar da obrigatoriedade de se investir em políticas publicas voltadas à infância e adolescência, o juiz Ivan Lúcio Amarante, da Comarca de Vila Rica, elogiou o projeto Gestão Eficaz, que vem sendo realizado pelo TCE desde 2007. (Assessoria/TCE-MT)

Nenhum comentário: