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sexta-feira, abril 15, 2011

Cartas ao Poder / BR-158 DESVIO DO TRAÇADO POR QUÊ!?

Por Kalixto Guimaraes do Araguaia
A alteração do traçado original da Br-158, é um fato politico-administrativo injustificavel, pois, sabe-se que a imposição da Funai, é  Inconstitucional. Aceitando a mudança no  seu trajeto  fixado a mais de 50 anos, o Governo Federal, estará demonstrando a sua fraqueza e inoperância diante dos tentáculos poderosos dessa  senhora Fundação, que vem "afundando" os índios e o Brasil, em sua lama podre e de conflitos interminavéis.

  Eixo rodoviário que corta o Brasil de norte a sul, a Br-158, compõem atualmente, um dos projetos mais importante para a implantação e adequação da moderna logistica de transportes intermodal do País. Cruzando o território nacional do Rio Grande do Sul ao estado do Pará, a rododvia federal,158, em seu trecho em terras matogrossense, vem enfrentando sérios obstáculos para a conclusão de sua pavimentação, por conta de um jogo de pressão politica que a Funai,vem impondo para o reconhecimento de uma fictícia terra indígena chamada "maraiwataisede." Tal reserva, trata-se de mais uma das graves e hedionda mentiras desse órgão, que além, de conflitar as relações sociais entre os xavante e centenas de produtores rurais, legítimos proprietários das terras em questão, desmoraliza o poderes; Executivo, Legislativo e Judiciário Brasileiro.
A ficção da Funai, criando e montando a tal "maraiwatsede xavante," vem tumultuando a Justiça Federal, ao longo desses dezoito anos, em um amontoado de fraudes antropologicas e documentais, chegando ao ponto, de induzir as autoridades ao erro bizarro de homologar uma terra indigena completamente virtual. A plotagem territorial da área, na localidade pleiteada revela o caráter arrivista e de grilagem oficial que predomina na Fundação Nacional do Indio, um órgão acéfalo e extremamente danoso ao país e aos povos indígenas brasileiros.
Viajei recentemente, os 130 km, do chamado "desvio leste" da Br-158, no trecho compreendido entre o Alô Brasil, passando pelos municipios matogrossense de; Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista. Seguindo o balizamento da empresa que faz o levantamento topográfico do tal desvio,  passei no distrito de Pontinópolis, adetrando em estrada vicinal, atravessando ainda, dezenas de quilometros de mata densa, até pegar o leito original da rodovia, ja próximo ao entrocamento de Canabrava do Norte. Constatei então que este capicioso desvio, irá provocar um impacto ambiental muito maior, inclusive aos cofres públicos, pois, a quantidade de aterros e corte de serras, que terão de ser feitos, encarece dez vezes o valor da obra, considerando que o trecho original, esta levantado e praticamente pronto para ser pavimentado.
A Presidente Dilma Roussef, o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento e o 'trator,' Luiz Pagot, presidente do DNIT, certamente, não se curvarão a esta exirgência descabida e imoral da parte da Funai e da choldra de Ongs, que conspiram contra os projetos estruturais do país, escondidos entre "ocas" indígenas e sob o manto verde do meio ambiente.

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