Pesquisar

sexta-feira, abril 15, 2011

Governo se reúne com prefeitos dos Consórcios Intermunicipais

por Naiara Martins

O governador Silval Barbosa deu início nesta terça-feira (12.04) a uma série de reuniões em atendimento aos prefeitos dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Social. Além de buscar o fortalecimento do municipalismo, estreitando o acesso dos municípios às ações do Estado, a medida pretende também o atendimento regionalizado das demandas municipais.

A agenda que passa a ser mensal, tem a presença da Assembléia Legislativa e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Os encontros foram realizados na sede da AMM, ao longo de todo o dia. A partir das 18h, teve início o atendimento aos prefeitos formadores do Consórcio Intermunicipal do Araguaia, composto pelos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, São Felix do Araguaia, Serra Nova Dourada e Novo Santo Antônio.

Na área de infraestrutura, os prefeitos foram unânimes quanto a continuidade e fortalecimento do programa de repasse de óleo diesel e material betuminoso para a pavimentação e conservação asfáltica. Também foi cobrado celeridade por parte da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (SETPU), quanto à medição e liberação de obras já em fase de conclusão.

Ainda na área de infraestrutura, foram apresentadas reivindicações para a recuperação de um trecho que 40 km na MT-424, em São Félix do Araguaia; recuperação de outros 40 km na rodovia MT-243 em Bom Jesus do Araguaia; pavimentação asfáltica de 58 km na MT-322, entre Novo Santo Antonio e Serra Nova Dourada; além da pavimentação das travessias urbanas nos municípios de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Luciara e Novo Santo Antônio...

O governador Silval Barbosa esclareceu que a estratégia de aproximar o atendimento aos municípios dando maior agilidade a resolução das demandas, somente funcionará se tiver o empenho e a parceria dos municípios.

Silval reiterou que o Governo do Estado ampliará o repasse de recursos para o programa de óleo diesel e emulsão asfáltica. Quanto a conservação e manutenção das rodovias, o governador transferiu aos prefeitos a responsabilidade pela condução das empresas que atuam ou passarão a atuar na região; sobre a execução de novas pavimentações, Silval esclareceu que a prioridade do Estado será pela interligação dos municípios até o asfalto.

Sobre o transporte escolar, Silval informou que até o final de abril, a SEDUC irá efetivar a entrega de 270 ônibus e até o final de maio, outras 140 unidades. A distribuição dos veículos obedecerá os critérios definidos entre a Secretaria de Educação e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

Quanto a regularização fundiária, o governador assegurou que as demandas que dependerem da ação juridica do Governo de Mato Grosso serão todas encaminhadas.    

O governador Silval Barbosa fez questão de enfatizar que a formação das agendas pretende dar uma vasão mais rápidas às necessidades municipais, estabelecendo prazos para a “limpeza de pauta”. “Tenho certeza de que dessa forma os resultados serão mais rápidos, mas  a parceria precisa do empenho da sociedade organizada da região, dos prefeitos, da assembléia, da AMM, enfim, de um multirão”, afirmou Silval Barbosa.

Uma nova rodada de reuniões está marcada para a próxima terça-feira (19.04), onde está previsto o atendimento aos municípios dos consórcios Alto do Rio Paraguai, Nascente do Araguaia, Portal do Araguaia, Médio Araguaia, Vale do Arinos e Portal da Amazônia.   

Participaram da reunião os deputados Estaduais Baiano Filho (PMDB) e Adalto de Freitas (PMDB); o presidente da AMM, Meraldo Sá; os prefeitos de  Bom Jesus do Araguaia, Aloísio Irineu Jakobi; Serra Nova Dourada, Valdivino Carmo Candido; São Felix do Araguaia, Filemon Limoeiro; Alto Boa Vista, Aldecides Milhomem de Cirqueira, e de Novo Santo Antônio, Valdemir Antonio da Silva

Nenhum comentário: