Pesquisar

sexta-feira, novembro 04, 2011

Leitão diz que na prática já há divisão em Mato Grosso

MARIA HELENA BENEDET  de /Sinop
As propagandas que estão sendo veiculadas na mídia nacional, convocando os eleitores para participarem do plebiscito que irá a ouvir a população sobre uma possível divisão do estado do Pará, para a criação de mais dois estados, mexeu com os ânimos dos mato-grossenses.
As autoridades, entidades e a população do município de Porto Alegre do Norte, cidade localizada na região noroeste do Estado, próximo à região do Parque do Xingu, estão convocando a população, principalmente a classe política do Estado, para uma audiência pública. A divisão de Mato Grosso será o principal assunto a ser discutido. O evento está marcado para o dia 3 de dezembro e irá discutir a criação do estado do Araguaia.
Entre os líderes políticos que estão na lista dos convidados e, provavelmente darão seu ‘pitaco’ na hora das discussões, está o deputado federal Nilson Leitão (PSDB). Muito tempo antes das discussões, Nilson já traçou a linha de seu discurso.
“Essa divisão, na verdade, já existe, quando o governo faz a destinação do orçamento do Estado. Essas regiões mais distantes, que são menos assistidas, continuam sendo desassistidas pelo governo, que permanece ausente nessas regiões mais distantes”, alfinetou. “Na prática, o que vemos é isso, um governo ausente que não chega em todo o Estado e esses municípios são obrigados a pedir migalhas para o governo, que não faz uma divisão justa do orçamento”, acrescentou.
Leitão lembrou que, antes de uma divisão de fato, é necessário que o governo esteja presente em todo o Estado e lembrou que o governador Silval Barbosa foi um dos defensores da redivisão de Mato Grosso.
“Eu estou do lado do povo. Do lado daquilo que é bom para o povo”, declarou sem se manifestar se é contra ou a favor da divisão do Estado. “Quem tem medo de discutir a divisão é quem está no governo. E agora é que quero ver defender a tese que defendeu quando não estava no governo”, disparou Leitão em relação à falta de discussões por parte do governo sobre a redivisão de Mato Grosso, lembrando que o governador Silval Barbosa, durante muito tempo, levantou a bandeira da divisão.
O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, também deve participar das discussões, além dos deputados estaduais Baiano Filho (PMDB) e Dilmar Dal Bosco (DEM), entre outros. O debate está sendo coordenado pelo fórum “Dividir para crescer”. A divisão de Mato Grosso é um projeto do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR).

Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: