O governador Silval Barbosa (PMDB) participou ao vivo por meio de telefone do Programa Cadeia Neles, da TV Record, canal 10, nesta quinta-feira (6) e falou sobre a desocupação da Terra Indígena Marãiwatséde, no nordeste do Estado.
Segundo o governador, todas as medidas foram realizadas junto ao governo federal, Supremo Tribunal Federal (STF) e Ministério da Justiça, para que a situação dos não-índios, que vivem na área desde os anos 60, fosse resolvida e não os prejudicasse. “Todo empenho e ações políticas em torno desse processo foram levadas até Brasília”, disse.
Porém, todos os recursos foram negados. Em outubro, o STF suspendeu liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) que permitia a permanência dos posseiros. Silval disse ainda que o governo estadual disponibilizou uma área de mais de 2 mil hectares para abrigar as famílias, segundo ele, maior do que a área em que vivem hoje. “Toda infraestrutura de que precisam também será ofertada”, completou.
Finalizou dizendo que espera que aja bom senso no local e que não quer conflito na região. A desocupação da área que abrange os municípios de Alto Boa Vista (1.059 km a nordeste de Cuiabá), Bom Jesus do Araguaia (983 km da Capital) e São Félix do Araguaia (1.200 km da Capital) e abriga aproximadamente 7 mil pessoas, conforme a Associação dos Produtores Rurais da Área Suiá-Missú (Aprosum), deve acontecer nesta sexta-feira (7).
Fonte: Cenário da Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário