Pesquisar

terça-feira, setembro 29, 2015

Escola Digital lança curso gratuito de formação a distância para professores

ewwwwwwwwwwwwwwwIniciativa do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, a plataforma de busca de objetos digitais de aprendizagem, Escola Digital, apresenta mais uma novidade: um curso de formação via plataforma de Ensino a Distância (EaD). Com a proposta inovadora de unir EaD à plataforma, o conteúdo de formação está disponível gratuitamente para professores da educação básica no site www.escoladigital.org.br/ead

São Paulo, 29 de setembro de 2015 – Mudar a prática e a dinâmica das aulas com o uso da tecnologia adaptada ao currículo. Com essa proposta – e com a motivação de auxiliar os educadores a inovarem nas estratégias de ensino-aprendizagem, tornando-se gestores do conhecimento –, a Escola Digital lança um curso gratuito de formação de professores via Ensino a Distância (EaD). A iniciativa faz com que a Escola Digital, além de contar com um repositório de mais de quatro mil recursos digitais educativos, torne-se uma ferramenta prática para a formação de profissionais de educação. Com carga horária de 30 horas, uma navegação fácil e conteúdo relevante, o EaD da Escola Digital pode ser concluído no tempo que o educador tem disponível para aperfeiçoamento profissional. Ao final do curso, os participantes recebem um certificado assinado pelos parceiros da Escola Digital.

Com a proposta inovadora de inserir o Ensino a Distância no conteúdo da Escola Digital, a plataforma não apenas oferece objetos digitais de reconhecida qualidade, como passa a apoiar e a qualificar os professores para que as experiências educacionais possam ser transformadoras. O EaD conta com um fórum para que haja troca de informações entre os professores, favorecendo a discussão, tematização e apoio ao educador. Na plataforma, o docente poderá discutir o planejamento. O EaD traz orientação, inclusive, para o desenvolvimento de práticas desejáveis voltadas à qualificação e formação dos profissionais de educação sobre como utilizar os objetos digitais de aprendizagem.

Segundo Maria Slemenson, gestora da Escola Digital, enquanto os alunos estão amplamente familiarizados com a tecnologia – os chamados nativos digitais –, muitos professores precisam de instrumentos eficazes de capacitação para se adaptarem às ferramentas digitais; para assumirem amplamente o papel de mediadores do conhecimento. “Com o EaD traremos maior capilaridade para esta formação de educadores na plataforma Escola Digital, que tem apresentado uma expansão significativa em todo o Brasil. A meta é formar, até dezembro deste ano, mais de mil professores que serão disseminadores da plataforma de busca de objetos digitais de aprendizagem não apenas entre seus pares, mas entre alunos e pais/responsáveis”, afirma Maria.

A gestora da Escola Digital salienta que a inserção de tecnologias na metodologia de ensino aproxima o conteúdo da realidade dos alunos, além de facilitar e estimular a aprendizagem, uma vez que os estudantes estão cada vez mais conectados e têm grande intimidade com o funcionamento das ferramentas. “Nesse sentido, o EaD da Escola Digital permite que professores fiquem antenados com modernas práticas pedagógicas e estratégias didáticas mais efetivas”, afirma.

Formulado pela educadora Jacqueline Barbosa, professora do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp, o EaD da Escola Digital conta com vídeos e exercícios; o conteúdo está estruturado em três módulos. No primeiro, Currículo e Tecnologia, o professor contará com uma abordagem detalhada sobre o conceito de cultura digital: circulação de informação, formas de comunicação e práticas sociais. Como parte dessa primeira etapa da formação, modos de a tecnologia estar presente na escola e maneiras de integrar currículo e tecnologia. No segundo módulo,Plataforma Escola Digital, o foco recai sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na escola, reflexões sobre os recursos digitais de aprendizagem e detalhamento sobre a plataforma. No módulo final, Planejando com o uso de objetos digitais de aprendizado e ferramentas, uma análise apurada sobre o uso desses recursos e planejamento de atividades.

Entre os destaques do conteúdo formulado por Jacqueline Barbosa, depoimentos de profissionais como Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Beth Almeida, professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Currículo, Tecnologias e web currículo. Defensora  do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, a professora traz para o EaD da Escola Digital importantes reflexões sobre o web currículo, que implica na incorporação das principais características do meio digital no desenvolvimento do currículo.

Na prática, o web currículo apropria-se das tecnologias em prol da interação, trabalho colaborativo e protagonismo de todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento do currículo; essa iniciativa está a favor do projeto pedagógico. Não se trata mais do uso eventual da tecnologia, mas da forma integrada com as atividades em sala de aula.

Tecnologia a serviço do aprendizado

Criada em 2013, a Escola Digital nasceu da crença que a tecnologia é uma importante aliada do aprendizado e instrumento de promoção de igualdade de oportunidades. Nesse contexto, a iniciativa responde ao objetivo de facilitar o acesso de educadores, escolas e redes de ensino a materiais educativos de base tecnológica inovadora para enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. A plataforma de busca de recursos digitais também apoia alunos que querem aprofundar os estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação dos filhos.

Segundo Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, a Escola Digital quer contribuir para ampliar o acesso de professores e alunos a materiais educativos de qualidade, estimular a personalização, permitindo que cada estudante encontre a própria forma de aprender, e preparar as novas gerações para a vida no século 21. “A iniciativa abre uma porta qualificada para que possamos promover uma transformação mais profunda na educação no Brasil, de forma simples, democrática e inovadora”, salienta.

ESCOLA DIGITAL

A Escola Digital é inteiramente gratuita e já tem sido acessada em todo o país, por redes municipais, estaduais e particulares de ensino. Em 2015, novas funcionalidades foram agregadas à plataforma, inclusive a possibilidade de personalizar a identidade visual e os conteúdos, que cobrem os currículos da educação básica. Na Escola Digital, o futuro da aprendizagem já é presente. Gratuita, a plataforma possui ampla possibilidade de customização. A plataforma de busca conta com mais de quatro mil objetos digitais de aprendizagem, que apoiam educadores, redes de ensino, alunos e familiares em processos de aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Entre os recursos catalogados estão vídeos, plataformas, games, animações, videoaulas, infográficos e mapas, entre outros, categorizados por série, disciplina, tema, tipo de mídia e idioma.

O site oferece ainda informações adicionais sobre os objetos, como nível de acessibilidade para pessoas com deficiência, tipo de licença de uso e se possuem versão off-line, entre outras especificidades. Também indica recursos digitais capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem; trabalho com temas transversais; e a realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas. A iniciativa conta com a colaboração técnica do TIC Educa, responsável pela curadoria do conteúdo.  A Escola Digital possui versões customizadas em São Paulo, Fortaleza, Salvador, Caçapava, Mogi Mirim, Potim, Jacareí e Pará.  www.escoladigital.org.br

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Eleni Rocha eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br

Fabio Scrivano fabio.scrivano@printeccomunicacao.com.br

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Giacometti de Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Fone: (11) 5182-1806

Celular: (11) 9 9274-9651

Nenhum comentário: