ABNews com assessoria
Há uma semana os índios da etnia Caiapó paralisaram a balsa e impedem a travessia do rio, causando transtornos à população de São José do Xingu e Norte do estado
Na tarde desta sexta-feira (30/4) o deputado Adalto de Freitas Filho (Daltinho-PMDB), informou que solicitará a intervenção da Polícia Federal e Funai para atuar no desbloqueio da balsa que faz a travessia do Rio Xingú, ligando a Região do Araguaia ao Norte de Mato Grosso.
Segundo o deputado o prefeito de São José do Xingu, Gilberto Mendes Leoncini, fez contato com seu gabinete parlamentar pedindo ajuda, considerando que há uma semana os índios da etnia Caiapó paralisaram a balsa e impedem a travessia do rio, causando transtornos à população de São José do Xingu e Norte do estado. A balsa liga Colíder e Matupá a São José do Xingu, pela BR-080; Colíder a uma distância de 220 Km e Matupá, 280 Km de São José do Xingu.
O bloqueio ocorre por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Os índios da etnia Caiapó não aceitam a construção da usina e o bloqueio é para impedir a construção da obra. O deslocamento pela BR-080 está interditado, sendo preciso percorrer um percurso de 1.300Km, no trecho entre São José do Xingú à Colider. Outro transtorno causado é que não está sendo possível fazer o transporte e abate de gado no frigorífico de Colider, do gado da região de São José do Xingu. E o abastecimento de alimentos, a partir de Colider para São José do Xingu, também não está podendo ser realizado.
Considerando os problemas que vêm ocorrendo pelo bloqueio realizado pelos indígenas, o deputado solicitou providências urgentes para o desbloqueio. “A BR 080 é uma via de escoamento de produção, de soja, gado e alimentos, e a comunidade está ilhada e enfrentando uma situação de precariedade”, justificou o deputado Daltinho. “Vamos pedir providências urgentes das autoridades e setores competentes para resolver o problema”, garantiu o deputado.
Agua Boa News
Pesquisar
sexta-feira, abril 30, 2010
Deputado pede intervenção para evitar conflito em São José do Xingu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário