População de São Félix se prepara para possível enchente
Podr público vai vistoriar as casas próximas ao rio
Autoridades do município de São Félix do Araguaia, estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira (30.03), em caráter emergencial, para buscar medidas a serem adotadas para evitar prejuízos e perdas com uma possível enchente na cidade, causada pela cheia do Rio Araguaia.
A preocupação de um alagamento é cada dia maior. No mês de março, o nível do rio subiu 1,88 mt, e a medição nesta quarta-feira, 30, mostra que o rio está há mais de oito metros acima do seu nível normal.
Em anos anteriores a cheia do Rio Araguaia, já provocou algumas enchentes no município. A cidade está situada em suas margens, em alguns bairros são rodeados por uma lagoa. As águas da lagoa passam pelo aterro e atingem os moradores do bairro Alagável e Vila Nova.
Ficou decidido que o poder público vai mapear essas áreas de risco dentro do município e se preparar para uma possível enchente. A maior preocupação da prefeitura é dar apoio total a esses moradores e tentar diminuir as perdas. Evitando o risco de contaminação, e de doenças como a dengue.
Por isso foi instituída uma comissão que vai ser responsável em visitar as casas que estão nas áreas de risco, conversar com os moradores e perceber quais são as suas necessidades e urgências.
E se houver necessidade de evacuação, a prefeitura já disponibilizou o Ginásio Municipal para abrigar as famílias, e também os caminhões da secretaria de Obras para fazer a mudança dos moradores. Até o momento é de conhecimento apenas uma mudança do local.
Estiveram presentes: o prefeito, Filemon Limoeiro, representantes das secretárias de Saúde, Educação, Ação Social, Obras, Meio Ambiente, os vereadores Patrícia Paiva, Cristiano Milhomem e Rogério, além dos representantes da Marinha, Aeronáutica, Policia Militar e da Junta Militar.
Fonte: ExpressoMT
Nenhum comentário:
Postar um comentário