Autoridades do município de São Félix do Araguaia estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira, 30, em caráter emergencial, para buscarem medidas a serem adotadas para evitarem prejuízos e perdas com uma possível enchente na cidade, causada pela cheia do Rio Araguaia. A preocupação de um alagamento é cada dia maior. No mês de março, o nível do rio subiu 1,88 metros, e a medição nesta quarta-feira, 30, mostra que o rio está há mais de oito metros acima do seu nível normal.
Em anos anteriores a cheia do Rio Araguaia, já provocou algumas enchentes no município. A cidade está situada em suas margens, e uma alguns bairros são rodeados por uma lagoa. As águas da lagoa passam pelo aterro e atingem os moradores do bairro Alagável e Vila Nova.
Ficou decidido que o poder público vai mapear essas áreas de risco dentro do município e se preparar para uma possível enchente. A maior preocupação da prefeitura é dar apoio total a esses moradores e tentar diminuir as perdas. Evitando o risco de contaminação, e de doenças como a dengue.
Por isso foi instituída uma comissão que vai ser responsável em visitar as casas que estão nas áreas de risco, conversar com os moradores e perceber quais são as suas necessidades e urgências.
E se houver necessidade de evacuação, a prefeitura já disponibilizou o Ginásio Municipal para abrigar as famílias, e também os caminhões da secretaria de Obras para fazer a mudança dos moradores. Até o momento é de conhecimento apenas uma mudança do local.
Estiveram presentes: o prefeito, Filemon Limoeiro, representantes das secretárias de Saúde, Educação, Ação Social, Obras, Meio Ambiente, os vereadores Patrícia Paiva, Cristiano Milhomem e Rogério, além dos representantes da Marinha, Aeronáutica, Policia Militar e da Junta Militar.
por Leandro Trindade e Rizza Mattosda Agência da Noticia
Nenhum comentário:
Postar um comentário